Medicina Narrativa: processo interdisciplinar no cuidado à Saúde

Inscrições abertas até 26 de fevereiro

A Medicina Narrativa corresponde a uma abordagem da questão saúde-doença do ponto de vista da narrativa, da história do doente em seu sentido mais amplo, compreendendo não apenas aspectos biológicos, mas também sociais, culturais e de sua própria visão do adoecer. Nesse sentido, uma das ferramentas da Medicina Narrativa é a Literatura, além do estudo da linguagem. Esse processo pode aprimorar a percepção clínica, bem como fornecer mais elementos para a equipe multiprofissional que atua conjuntamente, seja no sentido diagnóstico como terapêutico.

O curso não é só para médicos ou estudantes de medicina, mas para interessados que façam cursos universitários em geral e que tenham interesse no estudo de narrativa sob um amplo aspecto ou mais direcionada à área da Saúde. Portanto, tem um caráter interdisciplinar.

Responsável: Prof. Dr. Afonso Carlos Neves, professor afiliado da Disciplina de Neurologia da Unifesp, coordenador do Setor de Neuro-Humanidades da Disciplina de Neurologia. Mestrado e Doutorado em Neurologia (Unifesp), Pós-Doutorado em Neurologia (UCSF) e Doutorado em Historia Social da Ciência (USP).

Carga horária: 44 horas, sendo 22 horas de aula teórica/seminários e 22 horas de preparação para os seminários, que dizem respeito a trabalhos com textos literários.

Serviço:
Medicina Narrativa: processo interdisciplinar no cuidado à Saúde