Curso de extensão Articula Tecnologias

Dia 30 de janeiro, das 14h às 16h

Curso de extensão Articula Tecnologias portal 1

As novas tecnologias de informação e comunicação têm impactado profundamente as relações sociais, culturais e profissionais, tornando-se decisivas para a inserção social e profissional desta e das novas gerações.

A Unifesp lança, no próximo sábado (dia 30/1), das 14h até 16h, a 2.ª fase do curso virtual de extensão Articula Tecnologias. A 1.ª aula será totalmente aberta ao público.

A partir do dia 6/2, serão realizadas as demais três aulas apenas para os inscritos no site e com os pré-requisitos cumpridos. Esclareceremos as dúvidas na aula aberta de 30/1.

O curso completo, composto de duas fases, totalmente gratuito e voltado ao público em geral, tem por objetivo promover atividades formativas na área de novas tecnologias, a partir da atuação conjunta entre a comunidade universitária e os demais setores da sociedade.

O curso é uma atividade extensionista da Unidade Curricular Algoritmos e Programação Computacional do Departamento de Engenharia Quimica (DEQ/Unifesp - Campus Diadema), ministrada pelos docentes Wilson Hirota e Bruno Santoro, que foi curricularizada no Programa Articul@ções, coordenado pela docente Eliane de Souza Cruz).

As atividades extensionistas, iniciadas em 12/12/20 nas redes sociais e com previsão de término 27/02/21 com as oficinas, estão sendo desenvolvidas pelos 110 alunos da UC Algoritmos e Programação Computacional que fizeram desde o logotipo do curso, divulgação no Facebook- Instagram e Youtube até a elaboração dos 10 vídeos e tarefas avaliativas da fase 1 (ver links dos vídeos no Instagram, Facebook e Youtube).

Além disso, os graduandos da Unifesp, sob a supervisão dos docentes, preparam o material das oficinas da fase 2 e ministrarão as aulas de 30/1 até 27/2.

Na fase 1, os cursistas devem assistir aos vídeos (disponíveis em qualquer uma das redes sociais Instagram, Facebook e Youtube) e posteriormente executar tarefas. As tarefas são de 2 tipos: (i) tarefa mão na massa - gravar um vídeo que mostre que o aluno conseguiu concretizar a ação e seguir o tutorial e (ii) preenchimento de questionário via Google Forms.

Dos 10 vídeos propostos na fase 1, o aluno precisa executar cinco tarefas completas para passar para a fase 2 e enviá-la, por mensagem privada à Debora (14 99147-7376), que é a moderadora do grupo de WhatsApp.

A fase 2 envolverá oficinas no Google Meet - ver programação em anexo. O aluno precisa estar na frente do computador e reproduzir o que os formadores explicarem.

Os cursistas devem separar os equipamentos e testar conexão, computador, microfone (o que for utilizar).

* 30/01/21 - 14h até 16h - Google Doc
* 06/02/21 - 14h até 16h - Google Slides
* 13/02/21 - será véspera de carnaval (sem aula),
* 20/02/21 - 14h até 16h - Google Sheet
* 27/02/21 - 10h até 12h - Google Sheet P3 e google forms

Há dois grupos que todos os cursistas precisam estar para acompanhar o curso: grupo de WhatsApp e grupo fechado do Facebook.

Canais: Instagram @articulatecnologias - Youtube - Playlist Articula Tecnologias.

Lido 2596 vezes Última modificação em Segunda, 01 Fevereiro 2021 09:33