Perplexidades Contemporâneas: o que podem a arte e o audiovisual da América Latina em tempos de pandemia?

Inscrições gratuitas até 23/6

unnamed

Quando a pandemia estourou em 2020, houve de imediato reflexões sobre o seu significado para os rumos da humanidade. O esforço planetário no combate contra um inimigo mortal à espécie humana levantou especulações sobre a dinâmica de nossas sociedades. Impôs-se a todos nós uma realidade insólita e assustadora que até então se vislumbrava apenas nas obras distópicas da literatura, do cinema, das artes visuais e de outras manifestações artísticas. De repente, um contraditório universo fictício criado pela arte, em sua mistura de esperança e pesadelo, revelou-se mais real e premente do que nunca.

Diante deste estupefato cenário, a arte e o audiovisual da América Latina supostamente estão melhor preparados para dar conta desse vazio de perspectivas e dilaceramento emocional. O nosso desafio é refletir se o audiovisual e a arte latino-americana contemporânea estão dando conta das convulsões sociais e políticas atualmente em curso na América Latina. As nossas obras audiovisuais refletem este cenário e propõem reflexões aos desafios atuais? As recentes pesquisas em âmbito acadêmico, em sua multiplicidade de temas e procedimentos teórico-metodológicos, propõem um estudo amplo e complexo do fenômeno audiovisual e artístico na América Latina.

Assim, o curso de extensão proposto pelo COCAAL 2021 - Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, em seu formato interinstitucional em âmbito internacional e de modo remoto, propõe refletir a perplexidade contemporânea como uma ação não contemplativa, mas como uma força propositiva, pois cremos na junção das potências do pensamento e da criação artística. As universidades que conceberam e participam do curso de extensão são: Unifesp, UFF, UFBA, UNILA, UFRB, UFSC, UFES, UNEB, USP, Universidade de Buenos Aires, Universidade Autônoma Metropolitana de México, Universidade Nacional Autônoma de México e Universidade das Artes do Equador.

O curso é de interesse para estudantes de arte, história da arte, cinema, ciência sociais, pedagogia e público em geral que se interesse por arte, cinema e América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de junho. O curso será realizado de 26/06/2021 a 07/04/2022.

Serviço:
Período de realização do curso: de 26/06/2021 a 07/04/2022
Inscrições até 23/06/2021
Clique aqui para se inscrever
Lido 4199 vezes Última modificação em Quarta, 23 Junho 2021 11:05