II Seminário Unifesp e a Formação de Professores para a Educação Básica

Dia 13 de julho, com a participação da Prof.ª Dr.ª Helena Costa Lopes de Freitas

IISeminárioPrograd portal

A Pró-Reitoria de Graduação convida a comunidade Acadêmica da Unifesp e demais interessados(as) para o II Seminário Unifesp e a Formação de Professores para a Educação Básica, que tem como objetivo discutir o tema As DCN e o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares, assim como o edital Nº 35, de 21 de junho 2021.

Por entender que essas resoluções e o programa impactam nos princípios da formação inicial e continuada e da prática de professores em todo o país, entidades de classe e instituições de ensino superior vêm discutindo as possíveis consequências da implementação dessas resoluções e do programa, buscando formas de resistência em função do descompasso que representam com o conhecimento e com o debate que se vem produzindo nas últimas décadas sobre o tema.

Considerando esse contexto, a Unifesp, representada pela Pró-Reitoria de Graduação e por representantes das instâncias envolvidas na formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, se solidariza com esses movimentos e se insere no campo do estudo e do debate de modo a promover o segundo evento destinado a coordenadores/coordenadoras de curso, professores/professoras, estudantes e toda a comunidade que se interesse pela discussão sobre a formação e atuação de professores da Educação Básica no Brasil.

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Helena Costa Lopes de Freitas - possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desenvolveu seu pós-doutorado junto à USP, sob coordenação da Profa. Selma Garrido, com o tema Formação de Professores em Cuba e Russia. (1995). Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu-se na área de Educação, atuando no campo da Formação do Educador, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas de formação, diretrizes curriculares, licenciaturas, curso de pedagogia e movimento dos educadores. É membro da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Colaborou com a CAPES no período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2009, como Coordenadora Geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente da Educação Básica. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, colaborou com a Secretaria de Educação Básica do MEC, na Coordenação-Geral de Formação de Professores, responsável pelos Programas de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e pelo Programa Profuncionário. De janeiro a setembro de 2013, foi diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação Da Prefeitura Municipal de Campinas.

Serviço:
Data: 13 de julho de 2021, das 16h às 18h