Otimização de Logística na Amazon - Pesquisa Operacional em Ação

Dia 9 de agosto, às 17h30

Aula Magna ICT ITA

Palestrante: Maurício G. C. Resende, cientista pesquisador principal da Amazon, Seattle, e professor afiliado da Universidade de Washington, Seattle

Resumo: nesta aula magna do Programa de Pesquisa Operacional Unifesp-ITA, consideramos problemas de otimização na Amazon, uma varejista global que, num dia típico, vende e entrega milhões de unidades em várias regiões do mundo. Essa complexa operação requer a solução de inúmeros problemas clássicos de pesquisa operacional. Muitos destes problemas são NP-difíceis, estocásticos e inter-relacionados, tornando a Amazon um ambiente estimulante para pesquisa em otimização e algoritmos.

Mauricio G. C. Resende completou o segundo grau na Escola Americana do Rio de Janeiro em 1973. Formou-se como engenheiro eletricista (opção sistemas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1978. De setembro de 1978 a agosto de 1979, fez o mestrado em Pesquisa Operacional na Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, EUA. Trabalhou na Acessoria de Métodos e Modelos de Furnas Centrais Elétricas de 1979 a 1982. De 1982 a 1987, cursou e completou o doutorado em pesquisa operacional na University of California, Berkeley. Trabalhou de 1988 a 2014 como pesquisador na AT&T Bell Labs e AT&T Labs Research. Desde 2014, é pesquisador na área de Logística da Amazon. É também professor afiliado de Engenharia Industrial e Sistemas da Universidade de Washington em Seattle. Em 2016, foi eleito Fellow da INFORMS (Institute for Operations Research and the Management Sciences). É um dos pioneiros da área de Metaheurísticas, tendo proposto a metaheurística GRASP em 1989. Também em 1989 publicou um artigo onde se demonstrou pela primeira vez que os métodos de pontos interiores podem ser mais rápidos do que o método simplex para programação linear. Atualmente, atua nas áreas de métodos heurísticos para otimização combinatória e otimização aplicada à problemas na área das Telecomunicações e Logística de Transportes. É autor ou coautor de mais de 200 artigos em periódicos internacionais e livros e editou seis livros, incluindo o Handbook of Heuristics (Springer, 2018), Handbook of Applied Optimization (Oxford, 2002) e o Handbook of Optimization in Telecommunications (Springer, 2006). É coautor do livro Optimization by GRASP - Greedy Randomized Adaptive Search Procedures (Springer, 2016). Tem um Índice-H de 80. Possui quinze patentes nos EUA. É membro do corpo editorial de vários periódicos, incluindo Networks, Discrete Optimization, J. of Global Optimization, J. of Combinatorial Optimization, International Transactions in Operational Research, Produção e Pesquisa Operacional.

Serviço:
Otimização de Logística na Amazon - Pesquisa Operacional em Ação