Ciclo de Seminários Interinstitucionais sobre Extensão Universitária

Terceiro encontro acontece no dia 16 de maio

Cartaz Seminario3 16mai22 v1x

Neste ciclo de seminário interinstitucional sobre a extensão pretende-se suscitar o debate sobre a curricularização da extensão (casos concretos de implementação nas universidades, dificuldades e desafios) e os seus impactos na relação da universidade com a sociedade. Serão propostos sete encontros, sendo seis encontros com cada uma das universidades parceiras da rede articul@ções e um último de fechamento final. No final do ciclo, haverá a produção de um e-book que possa auxiliar redes, programas/projetos e cursos das universidades na implementação com base nos exemplos-concretos apresentados.

Os seminários e as atividades assíncronas (vários artigos e vídeos de eventos das instituições parceiras) contabilizarão 36 horas certificadas pela instituição de inscrição (Unifesp ou UFABC). Conta com apoio de quatro universidades parceiras da Rede Articul@ções: Universidade Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ; e de parceiros do poder público: Prefeitura de Diadema, Diretoria de Ensino, Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SCAS) da Prefeitura Municipal de Santo André (PMSA), Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

É possível participar pontualmente de algum seminário sem fazer o ciclo completo com os sete seminários. O formulário permite o envio de questões com antecedência, que serão encaminhadas à mesa para preparar o debate. As palestras terão uma hora, e o debate com discussão das perguntas pelos membros da mesa será de uma hora. Novas perguntas poderão ser colocadas no chat do Google Meet e serão aceitas inscrições para fala no momento de debate.

ATENÇÃO: Para qualificar o debate, selecionaremos apenas as perguntas para as quais não há respostas nos guias de orientação das duas universidades. Sugere-se a leitura dos Guias de Curricularização da Unifesp e UFABC.

O primeiro tema Curricularização da extensão está sendo abordado em três encontros:

1.º encontro 29/01/22
2.º encontro 30/04/22
3.º encontro 16/05/22 - Ver programação abaixo:

Palestras (1 hora)
Prof.ª Dr.ª Simone Nagacuma - pró-reitora adjunta de extensão e coordenadora da comissão de curricularização da Unifesp
Prof. Ms. Luiz Felipe Borges Martins - diretor de Desenvolvimento extensionista do Instituto Federal de São Paulo/IFSP e professor do IFSP-Campus São Roque.

Debate - discussão das perguntas enviadas no formulário e novas (1 hora)

Debatedor 1 - Prof. Dr. Leonardo José Steil - pró-reitor de extensão da UFABC e coordenador da Escola Preparatória da UFABC
Debatedor 2 - Prof.ª Dr.ª Eliane de Souza Cruz - coordenadora do polo Unifesp da Rede Articul@ções

Lido 2339 vezes Última modificação em Terça, 17 Mai 2022 10:36