Otimização em Roteamento e Alocação: da universidade para a sociedade

Aula magna do PPG em Pesquisa Operacional ITA/Unifesp 2022 acontece no dia 14 de março

Otimização em Roteamento e Alocação portal

Diariamente resolvemos problemas de roteamento e alocação nas nossas tarefas cotidianas. O mesmo acontece com instituições que, muitas vezes, sem saber da complexidade dos problemas e da necessidade da aplicação de técnicas específicas, resolvem tais problemas de forma manual. Esta situação em geral só é percebida quando tais problemas já não são mais pequenos, e soluções não automatizadas são insatisfatórias.

Nesta palestra, pretende-se descrever três casos reais de problemas que envolvem roteamento e alocação que estão sendo trabalhados em conjunto com alunos de pós-graduação e instituições de Porto Alegre. Um problema se refere ao roteamento de veículos para a coleta e entrega de produtos por uma empresa. Outro sobre a alocação de médicos plantonistas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O terceiro problema trata da logística do atendimento médico domiciliar, incluindo alocação e roteamento, unindo conhecimento dos dois primeiros problemas. Na palestra será detalhado, além das aplicações e as técnicas usadas para resolvê-las, o caminho trilhado para que houvesse produção científica e tecnológica.

A palestrante será a cientista da Amazon Luciana Buriol. Luciana possui graduação em Computação pela UFSM, mestrado e doutorado em Otimização pela Unicamp, doutorado-sanduíche na AT&T Labs Research/USA, pós-doutorado em Algoritmos pela Universidade de Roma "La Sapienza". Foi professora e pesquisadora no curso de Computação da UFRGS por 15 anos. Desde maio de 2021, está afastada da UFRGS para atuar como principal research scientist da Amazon em Seattle, nos Estados Unidos.

A aula magna será transmitida pelo canal do PPG-PO no YouTube.

Serviço:
Otimização em Roteamento e Alocação: da universidade para a sociedade