Migrações em Foco: a colonização alemã no Brasil pelo olhar de Salim Miguel

Conferência da Cátedra Edward Saïd ocorre no dia 30 de maio às 17h

Box AlbertoSismondini

Conferência: Migrações em Foco: a colonização alemã no Brasil pelo olhar de Salim Miguel

Conferencista: Prof. Dr. Alberto Sismondini (Universidade de Coimbra)

A apresentação trata do fenômeno da colonização alemã no Estado de Santa Catarina, ilustrado pela escrita do catarinense Salim Miguel, autor de ascendência libanesa, no romance Jornada com Rupert (2008). Alguns aspetos da cultura material e imaterial dos migrantes são observados pelo autor, não apenas de forma a memorar o passado dessa porção do território nacional, mas também a formação identitária de um jovem teuto-brasileiro no regime socialmente fechado e saudoso dos gloriosos fundadores germânicos da colônia. Sobre o mesmo tema, serão consideradas as obras emblemáticas  de Vianna Moog  (Um Rio Imita o Reno) e de Graça Aranha (Canaã).

Serviço:
Ciclo de Conferências 2022 - Cátedra Edward Saïd: Exílio, Memória e História
Data e horário: 30 de maio às 17h
Acesse aqui para assistir (para ingressar, escolha a opção não tenho conta)
Inscrições

Conheça o site da Cátedra Edward Said, onde estão disponíveis os vídeos dos webinários e workshops realizados, a versão digital da revista Exilium e demais notícias da cátedra.

Lido 1868 vezes Última modificação em Terça, 31 Mai 2022 10:02