Campanha de entidades científicas alerta sobre os cortes em educação e ciência

Evento ocorre amanhã (21), a partir das 8h

Campanha Cortes Ciencia e Tecnologia Portal

Os cortes na Educação e na Ciência serão tema de uma campanha promovida pelas entidades científicas que compõe a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br). O evento ocorre amanhã (21), a partir das 8h, em parceria com vários segmentos da comunidade acadêmica, científica e instituições do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e promoverá um conjunto de atividades que demonstram a indignação com os novos cortes em CT&I em áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social.

A ICTP.Br é composta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

De acordo com a Andifes, 7,2% do orçamento das universidades federais – o equivalente a 3,2% do orçamento discricionário – será remanejada para outros órgãos para pagamento de despesas obrigatórias, representando uma perda de mais de R$ 220 milhões em recursos para as IFES. A entidade alerta, ainda, que as verbas destinadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&I) sofreram corte de R$ 3 bilhões, redução que afeta, inclusive, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A programação completa e os links para acessar cada uma das lives estão disponíveis na página da ICTP.Br.

Campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência”
Data: 21 de junho
Programação e links para as lives: clique aqui

Lido 1604 vezes Última modificação em Quarta, 22 Junho 2022 14:15