Dados abertos e orçamento público: ferramentas para a democracia

Dia 30/08, das 13h às 15h

Dados abertos Sou Ciencia

O acesso à informação pública é aspecto chave da democracia. Esta perspectiva uniu o Centro de Estudos SoU Ciência e a Open Knowledge Foundation para organizar um evento sobre a abertura, análise e ferramentas para compreender o orçamento público brasileiro. Como parte da iniciativa Open Data Day patrocinada pela OKF pretendemos mostrar iniciativas promovidas pelo SoU Ciência e sensibilizar a comunidade sobre a importância dos dados abertos. O Centro de Estudos SoU Ciência, que conta com apenas um ano desde sua fundação, já publicou em seu site 3 painéis relacionados à abertura de dados públicos. Especificamente o painel “Financiamento da Ciência e Tecnologia” deu transparência ao orçamento e possibilitando uma visão da evolução e cortes ocorridos na área. E recentemente desenvolveu em seu site um painel de análise do orçamento com os dados do SIOP de forma a facilitar análises por pesquisadores, jornalistas, estudantes e sociedade em geral. Também será abordado neste evento os conceitos necessários para a compreensão do processo orçamentário federal e os desafios de trabalhar com os dados governamentais relacionados ao campo do financiamento da educação brasileira em um país com pouca transparência e em meio a um apagão de dados.

Serão expositores: 1) Nelson Amaral, Professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Física pela PUC/RJ e Doutor em Educação pela UNIMEP e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE-FE/UFG). Foi Pró-Reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG; 2) Alexsandro Cardoso Carvalho, Analista de Tecnologia da Informação, chefe da Divisão de Gestão da Informação da Unifesp e pesquisador do SoU Ciência. Este evento ocorre com o apoio da OKF.

O evento será realizado de forma híbrida. A atividade presencial ocorre no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp – Rua Sena Madureira, 1.500 e a on-line por meio do Canal Le Monde Diplomatique Brasil no Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Serviço
Dados abertos e orçamento público: Ferramentas para a democracia (evento no formato híbrido)
Data: 30/08/2022
Horário: das 13h às 15h