Unifesp realiza III Encontro de Inovação e Sustentabilidade

Evento on-line, que acontece em 9 e 10 de novembro, está com inscrições abertas

III EnIS 2022 Inscrições abertas

O Laboratório de Inovação e Sustentabilidade (Labis) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, nos dias 9 e 10 de novembro, das 17h às 19h, a 3.ª edição do Encontro de Inovação e Sustentabilidade (III EnIS). Serão dois dias de evento à distância para tratar do contexto do desenvolvimento sustentável nas diversas esferas da sociedade brasileira atual. Com a parceria do Laboratório para a Promoção da Extensão Universitária (Labex) da Unifesp, o III EnIS tem como objetivo principal criar um ambiente em que os participantes possam aprender e discutir sobre os temas relacionados à sustentabilidade e inovação, além de debater os desafios e benefícios para empresas, sociedade e indivíduos.

Três décadas após a Rio-92, o maior desafio da humanidade continua sendo sustentar a crescente população mundial e o estilo de desenvolvimento ainda predominantemente fundamentado no crescimento econômico, incompatível com a capacidade de suporte do planeta.

No primeiro dia do evento, as discussões estarão em torno dos 30 anos da Conferência Eco-92, a fim de compreender como o Brasil se adaptou às movimentações geradas pela conferência mundial. Ainda neste dia, serão abordados os temas Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Inovação Sustentável no Brasil.

O segundo dia do III EnIS será dedicado às discussões sobre o tema Soluções Baseadas na Natureza, com abordagem sobre a importância de iniciativas institucionais e a necessidade da inovação na conjuntura brasileira. As soluções baseadas na natureza são inspiradas na e apoiadas pela natureza, e usam ou imitam os processos naturais para contribuir para uma melhor gestão de recursos. Nesse espaço, também será apresentado o Programa Benchmarking Inteligência Sustentável - Tecnologia de Suporte e Gestão às Boas Práticas ESG (BISA), que contempla uma metodologia para análise e definição de score, certificação e comparabilidade de cases de boas práticas alinhadas aos critérios e exigências ESG.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram® do Labis.

Confira abaixo a programação do III EnIS da Unifesp:

- 09/11: a Dr.ª Carla Liguori (FAAP) abordará os 30 anos da Eco-92; enquanto Ana Wernke (advocacy do ICLEI) tratará dos ODS e sua relação com a inovação sustentável no Brasil.
- 10/11: os temas serão Soluções baseadas na natureza, com a Drª. Amanda Carbone (IEA-USP); e Benchmarking sustentável, com Marilena Lavorato (Instituto Mais).

Lido 1870 vezes Última modificação em Quarta, 09 Novembro 2022 07:59