Seminário Aberto do Núcleo Discente. A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão

Inscrições até 5 de fevereiro de 2024

Banner Scici Franca portal

A maior presença de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes das ciências humanas e sociais em plataformas digitais, bem como televisão, jornais, revistas e toda uma estrutura organizada de mídia suscita novas questões para a sociologia. A construção desses espaços de difusão tem sido analisada por estudos mais recentes sobre as causas, impactos e perspectivas dessas práticas em relação à universidade. Assim, a partir da experiência internacional na França, o evento tem como objetivo discutir os condicionantes que produzem essa circulação.

Organizado no âmbito do núcleo discente do SciCi-IEAC, o seminário aberto A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão acrescenta alguns elementos para esse debate. De modo geral, a dimensão do mercado de difusão da chamada “história pública” na França, seus limites e problemas em relação à universidade fomentam a discussão.

O evento será realizado no dia 6 de fevereiro de 2024, às 16h, em francês. Não haverá tradução simultânea. Será transmitido ao vivo pelo canal do SciCI no YouTube. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro de 2024 neste link.

Confira os(as) participantes:

Iris Pupella-Noguès é mestre em História Pública pela Universidade Paris-Est Créteil e candidata ao doutorado em história em cotutela com o Centre de recherche en histoire européenne comparée - CRHEC). Foi uma das fundadoras do coletivo “La Boîte à Histoire”, que organiza projetos de difusão da história nos espaços públicos. Foi também estagiária da produtora O2B Films, onde trabalhou com o desenvolvimento de documentários e da pesquisa de imagens. Além disso, trabalhou com arquivos para programas jornalísticos dos canais de televisão franceses TF1 e LCI.

Clément Fabre é doutor em História pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Esteve envolvido em diversas atividades de história pública. Colabora desde 2017 com o jornal francês “L'Histoire” e com o coletivo de história pública “La Boîte à Histoire”. Foi também consultor de um documentário sobre a história moderna da China, tema de sua tese de doutorado, o qual foi transmitido pelo canal Arte TV em maio de 2023. Além de redator da revista de TV “Faire l'Histoire” e curador de uma exposição sobre a história dos Estados Unidos de 1919 a 1944 no Memorial de Caen. Desde 2022, integra o corpo docente do Mestrado em História Pública da Universidade Paris-Est Créteil (UPEC).

A mesa será debatida por Allana Meirelles, professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Serviço:
Data e horário: 06/02/2024, às 16h