Conferência Interna: Ciência, Tecnologia e Inovação na Unifesp

O evento acontecerá dia 29 de fevereiro às 13h45

conferencia interna propgpq 29 02 1

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoverá sua 1.ª Conferência Temática de CT&I. O evento acontece no dia 29 de fevereiro, de forma híbrida, no Anfiteatro da Reitoria e com transmissão pelo canal da ProPGPq/Unifesp no YouTube, e está relacionado com a 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em junho, em Brasília.

O evento reunirá pesquisadores(as) da Unifesp para debater temas como o financiamento da pesquisa e da inovação, estratégias e avanços na formação de recursos humanos, fortalecimento dos sistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, e os temas estratégicos para o desenvolvimento científico, social e econômico. A programação completa, inscrições e demais informações estão disponíveis neste link.

A Unifesp também está participando da organização da Conferência Estadual de CT&I, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que será realizada nos dias 7 e 8 de março, sendo representada pela pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto de Vasconcellos. O evento também é realizado de forma preparatória para a conferência nacional.

Sobre a 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)

A 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo.

São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

A Conferência Nacional de CT&I será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília. Desde novembro, estão acontecendo sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais por todo o país.

Programação:

13h45 às 14h00 - Abertura: Prof.ª Raiane Assumpção (Reitoria) e Prof. Fernando Atique (ProPGPq)

14h00 às 14h45 - Modelos de Financiamento e de Organização da Pesquisa e da Inovação
Debatedores(as): Maria José Fernandes (FapUnifesp), Paulo Schor (coordenador inovação Fapesp; EPM) e Felipe Cacicedo (Procuradoria Unifesp)
Mediador: Mauricio Pinheiro (coordenador CIM-Embrapii)

14h45 às 15h30 - Estratégias e avanços na formação de recursos humanos. Os desafios da pós-graduação
Debatedores(as): Marina Dias (Praepa), Marcos Cezar de Freitas (EFLCH) e Maria Angelica Minhoto (EFLCH)
Mediadora: Sylvia Batista (ISS)

16h00 às 16h45 - Fortalecimento dos Sistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo sociedade e meio ambiente
Debatedores(as): Nilton Evora (ICAQF), Simone Miraglia (ICAQF), Arnaldo Colombo (EPM-Cepid) e Ítalo Braga (IMar)
Mediador: Dan Levy (Eppen)

16h45 às 17h30 - Agenda dos Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Científico, Social e Econômico
Debatedores(as): Helena Nader (EPM) e Elbert Macau (ICT/Unifesp)
Mediadora: Suzan Pantaroto (ProPGPq)

17h30 às 18h00 - Encerramento: Prof.ª Lia Rita Bittencourt (Reitoria)

Serviço:
Conferência Interna: Ciência, Tecnologia e Inovação na Unifesp
Data e horário: 29 de fevereiro de 2024 às 13h45
Presencial: Anfiteatro térreo da Reitoria (Rua Sena Madureira, 1500).
Transmissão on-line canal da PROPGPq no Youtube
Lido 793 vezes Última modificação em Sexta, 01 Março 2024 12:58