O Quebra-Cabeça Amazônico: posicionamentos étnicos e mobilizações sociais

Conferência da Cátedra Edward Saïd ocorre no dia 24 de junho às 15h

Conferencia Vronique Boyer PORTAL

Conferência: O Quebra-Cabeça Amazônico: posicionamentos étnicos e mobilizações sociais

Conferencista: Prof.ª Dr.ª Véronique Boyer  - Diretora de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e pesquisadora no Laboratoire Mondes Américains do Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain na École des Hautes Études en Sciences Sociales  (CRBC/EHESS)

Desde a década de 1990, muitas populações amazônicas têm buscado o reconhecimento do Estado como populações tradicionais, povos indígenas ou comunidades quilombolas. Partindo de uma situação etnográfica singular, a palestra analisa as categorias de pensamento que tornam concebíveis as circulações entre rótulos etno-legais. A noção de "mistura" adquire uma importância fundamental: é pelo fato de ser concebida como imiscível que ela autoriza "escolhas". A "pureza" étnica seria então constitutiva da "mistura", e o surgimento como atores políticos de populações até então descritas pelo termo pejorativo caboclos, leva também a revisitar essa noção.

Serviço:
Ciclo de Conferências 2024 - Cátedra Edward Saïd
Data e horário: 24 de junho às 15h
Acesse aqui para assistir
Inscrições

Conheça o site da Cátedra Edward Saïd, onde estão disponíveis os vídeos dos webinários e workshops realizados, a versão digital da revista Exilium e demais notícias da cátedra.

Lido 238 vezes Última modificação em Terça, 25 Junho 2024 08:54