Terça, 04 Fevereiro 2014 07:06

Docente da Unifesp, Arthur Chioro toma posse como Ministro da Saúde

Ele ocupará a vaga de Alexandre Padilha, que se licenciou para concorrer ao governo de São Paulo

No último dia 03 de fevereiro o pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ademar Arthur Chioro dos Reis foi empossado como Ministro da Saúde, ocupando o lugar de Alexandre Padilha. A Cerimônia aconteceu em Brasília, sob condução da presidenta da república, Dilma Rousseff. Na semana anterior, Chioro havia sido nomeado docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

“Trata-se de um momento ímpar em minha vida, uma oportunidade de servir ao meu país, ao povo brasileiro, em especial à imensa parcela da população brasileira que depende do SUS para garantir a proteção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação da sua saúde”, disse o novo ministro em seu discurso de posse.

Além das demais autoridades, estiveram presentes na cerimônia a reitora da Unifesp, Soraya Smaili e a Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres e professora titular da disciplina de Saúde Coletiva da instituição, Eleonora Menicucci.

Sobre Ademar Arthur Chioro dos Reis

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também é Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Unifesp, título obtido em 2011 com a tese: “Entre a Intenção e o Ato: uma análise da politica de contratualização dos hospitais de ensino”, orientado pelo docente Luiz Carlos de Oliveira Cecílio. Como pesquisador da área de Saúde Coletiva do departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, desenvolve projetos nas linhas de Política, Planejamento e Gestão em Saúde e tem uma vasta produção acadêmica. Publicou diversos artigos em revistas científicas, além de colaborar com a organização de sete livros, escrever seis capítulos de livros, participar de mais de 20 bancas de defesa de especialização, mestrado e doutorado e orientar dezenas de teses de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. Sua formação na área de Saúde Pública e de fortalecimento do SUS e da atenção básica vai ao encontro da filosofia atual do Ministério da Saúde.

Crédito da Foto: Erasmo Salomão - Ministério da Saúde

Lido 8585 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 15:20