Segunda, 01 Dezembro 2014 21:00

Unifesp ganha o primeiro lugar no Prêmio Food Design Internacional

Programa de Autocontrole, desenvolvido por alunos e docentes, visa garantir a qualidade do pescado

Créditos da imagem: Ministério da Pesca e Agricultura

O Grupo de Estudos em Qualidade dos Alimentos (GeQual), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Baixada Santista, acaba de receber uma das premiações mais importantes do setor de gestão de segurança dos alimentos em âmbito mundial. O Programa de Autocontrole, implantado no Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Santos em 2013, foi contemplado com a primeira colocação no Prêmio Food Design Internacional. O projeto, desenvolvido por professores e alunos do curso de nutrição, foi conduzido pela professora Elke Stedefeldt, e contou com o apoio da Coordenação Geral de Logística (Colog), do Ministério da Pesca e Aquicultura, e do Gestor do Terminal Pesqueiro de Santos, Manuel Martins.

Visando garantir a saúde dos consumidores, o programa contemplou 18 itens referentes à qualidade do pescado, incluindo os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO), Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, em inglês). Para tornar-se elegível à premiação, cujo tema este ano foi "Rumo à Cultura de Segurança dos Alimentos", o programa atendeu aos quatro eixos exigidos pelo Prêmio Food Design: implementação do HACCP; implementação dos elementos de gestão; cultura de segurança dos alimentos; e food defense.

A equipe é formada pelas professoras Elke Stedefeldt, Vanessa Dias Capriles, Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Veridiana Vera de Rosso e Sasha Habu, além dos alunos Laís Mariano Zanin, Eduardo Maturino, Hélida Ventura Barbosa Gonçalves, Diogo Thimoteo da Cunha, Samantha Jésica Sales Andrade, Thamires Leonardi Merino Rios, Camila Scaffide Martins e Gabriela Fernandes Del Vale. O trabalho também teve a contribuição do engenheiro de pesca Werner Souza Martins.

Lido 10150 vezes Última modificação em Quinta, 08 Outubro 2020 10:25