Quarta, 04 Fevereiro 2015 15:24

Projeto da Unifesp é aprovado em edital da Fundação SOS Mata Atlântica

Universidade receberá cerca de R$ 50 mil para analisar efetividade do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e das Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins

A Fundação SOS Mata Atlântica anunciou os sete projetos aprovados pelo sétimo edital do Programa Costa Atlântica. Uma das propostas aprovadas foi apresentada pelo Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e propõe a realização de uma análise da efetividade de três das principais Unidades de Conservação (UCs) do litoral de São Paulo, sendo elas o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e as Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins.

Coordenada pelo biólogo marinho Fabio dos Santos Motta, a iniciativa visa gerar subsídios para ajustes no manejo e as bases para o monitoramento de longo prazo das áreas estudadas. Para custeio do projeto, a Unifesp receberá subsidio de, aproximadamente, R$ 50 mil. Com este aporte será possível avaliar com mais detalhes como estas UCs contribuem para a conservação da vida marinha. O projeto também prevê a interação com os conselhos gestores dessas unidades para discutir o tema “Avaliação da Efetividade” e a importância da sua prática para que essas áreas cumpram de forma continuada o seu papel na conservação da biodiversidade marinha.

A iniciativa conta também com a participação de pesquisadores das Universidades Federais do ABC, Rio de Janeiro e Paraíba e com as parcerias da Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo (Fap - Unifesp), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Florestal.

Lido 7918 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 14:43