Quinta, 22 Outubro 2015 09:14

Unifesp recebe Jorge Venâncio para tratar de temas ligados ao CEP/CONEP

Médicos, pesquisadores e professores da instituição participaram do encontro que trouxe em debate o processo dos projetos de pesquisa

CONEP1

Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), esteve na manhã desta quarta-feira, 21, na Unifesp a convite do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da universidade, para dialogar com os médicos, pesquisadores, professores sobre o Sistema CEP/ CONEP e aspectos éticos referente a projeto de pesquisa, dando ênfase aos diversos tipos e gravidade dos “riscos” associados.

Venâncio iniciou com uma apresentação onde mostrou um comparativo 2013-2015 de protocolos analisados e estoque de projetos, tempo médio de tramitação (entre maio e junho de 2015), resoluções complementares à Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, processo de acreditação dos CEP que compõem o sistema CONEP/CEP, tramitação dos protocolos de risco elevado e a proposta do Projeto de Lei 200 e suas atribuições.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e expor sugestões ao convidado, que respondeu prontamente a todas elas.

Venâncio agradeceu o convite feito pelo CEP/Unifesp e conta com a colaboração dos pesquisadores da instituição para debater ainda mais os temas, alguns em evidência neste momento. “O objetivo nosso está sendo estabelecer o mais amplo diálogo dentro do sistema CEP/CONEP em conjunto com as instituições, pesquisadores e representantes, de modo que a gente possa construir os melhores caminhos para garantir que as pesquisas sejam realizadas, respeitando os direitos de quem participa delas”, disse.

Para Miguel Jorge, coordenador do CEP/Unifesp, o debate foi extremamente produtivo. “Entendemos que, na realidade, esse debate deve continuar, pois ainda há muita coisa a ser aperfeiçoada”.

CONEP2

Lido 9098 vezes Última modificação em Quarta, 11 Novembro 2015 11:36