Segunda, 28 Dezembro 2015 15:23

Criado o primeiro programa de mestrado público federal em Serviço Social do Estado de SP

Curso oferecerá 20 vagas no Campus Baixada Santista da Unifesp e está previsto para iniciar no segundo semestre de 2016

Por Valquíria Carnaúba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, recentemente, a criação do mestrado acadêmico em Serviço Social e Políticas Sociais no Campus Baixada Santista da Unifesp. Esse é o primeiro curso de pós-graduação na área em universidade pública federal do Estado de São Paulo, oferecerá 20 vagas e está previsto para iniciar no segundo semestre de 2016.

A nova modalidade fornecerá uma sólida base teórica e prática, com forte vínculo regional e nacional, buscando formar profissionais qualificados tanto para a docência no ensino superior como para as demais áreas de atuação profissional no âmbito das políticas sociais, direitos sociais e movimentos sociais. O curso pretende formar lideranças e pessoal na gestão de serviços nos sistemas público e privado.

O projeto apresentado à Capes, no final de julho, foi uma proposta das professoras do curso de graduação em Serviço Social, Maria Liduína de Oliveira e Silva e Claudia Mazzei Nogueira, que contaram com o apoio de todo o corpo docente do curso de Serviço Social e do Campus Baixada Santista.

Em 2015, foram oferecidos 33 cursos de mestrados e 17 doutorados em Serviço Social no Brasil, sendo a maioria em universidades públicas. “São Paulo é um estado onde predominam universidades privadas. Portanto, ter o primeiro curso de graduação em uma universidade federal foi uma conquista histórica”, afirma Maria Liduína.

Claudia Mazzei, que também atua no curso de pós-graduação interdisciplinar em Ciências da Saúde, dividirá a coordenação da nova modalidade de mestrado com a docente Maria Rosangela Batistoni. De acordo com ela, a ideia é ampliar a oferta da pós-graduação para doutorado assim que ocorrer a primeira defesa do programa, dentro de dois anos.

Lido 33005 vezes Última modificação em Quinta, 24 Março 2016 14:07