Quinta, 11 Fevereiro 2016 15:05

Universidade de Salamanca visa cooperação acadêmica com a Unifesp

Comitiva da USAL propõe estreitar relações entre as duas universidades e facilitar o intercâmbio de estudantes e professores

Por Valquíria Carnaúba

Em visita à Unifesp na última semana, representantes da Universidade de Salamanca (USAL-Espanha), confirmaram interesse em estabelecer convênio para cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições, visando promover o desenvolvimento de pesquisas e facilitar o intercâmbio de estudantes e professores. O encontro representa uma continuidade do acordo firmado em 2014 com universidades federais brasileiras para fortalecimento das relações acadêmicas.

IMG 8234

Presentes na reunião, a vice-reitora de Internacionalização da USAL María Ángeles Serrano García, o diretor do Centro de Estudos Brasileiros Ignácio Berdugo, e o Conselheiro de Cursos Internacionais José Miguel Sánchez Llorente, discutiram com a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, diversas propostas pautadas na formação global de alunos de graduação e pós-graduação, dentre as quais destacam-se a dupla titulação, a mobilidade internacional, a cotutela e o reconhecimento de créditos acadêmicos para alunos de graduação.

“Sugerimos que sejam formalizados intercâmbios de verão com duração de dois meses para as áreas de Medicina e Biomedicina, dada a extensa grade curricular desses cursos. Para demais áreas de graduação e pós-graduação, como História da Arte e Relações Internacionais, esse período de tempo pode ser estendido para seis meses até um ano”, afirmou a vice-reitora da USAL.

As ideias foram discutidas e ficou estabelecido o compromisso de estruturar, junto às pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação, documento para futuro convênio detalhando todos os pontos abordados e estabelecendo metas e prazos. “É de extrema importância aprofundar esse relacionamento, um passo importante à internacionalização da universidade e ao compartilhamento de experiências acadêmicas com outras nações”.

Participaram também do encontro, representando a Unifesp, a pró-reitora de graduação Maria Angélica Pedra Minhoto, a pró-reitora de pós-graduação Maria Lucia Formigoni, a vice-reitora de extensão Raquel Furuie, a chefe de gabinete Maria José Fernandes e o assessor de gabinete da reitoria Javier Amadeo.

Lido 10597 vezes Última modificação em Quinta, 05 Julho 2018 17:01