Sexta, 08 Julho 2016 10:09

ICT/Unifesp recebe alunos do MIT para intercâmbio

A iniciativa, pioneira no instituto, abre oportunidades para que alunos da Unifesp São José dos Campos façam trabalhos conjuntos com o MISTI

Por Mariane Santos

O Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária (Netes), programa de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-Unifesp), Campus São José dos Campos, recebeu dois estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do programa internacional de educação MIT International Science and Technology Initiatives (MISTI).

O MISTI promove parcerias com empresas, institutos de pesquisas e universidades de todo o mundo, oferecendo aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades de liderança globais, através de estágios adaptados, ensino, pesquisa, e oportunidades no exterior. A parceria entre Netes e MIT foi estruturada para mobilidade em extensão, sendo iniciativa pioneira no ICT.

Holly Josephs e Kendrick Manymules foram recebidos no mês de junho no ICT/Unifesp e ficarão até agosto. Eles participam de atividades em Extensão, especificamente em três grandes ações: uso de ferramentas de geoprocessamento e sociograma para aperfeiçoamento do site da Rede Social de São José dos Campos; apoio na construção de acervo para Museu Itinerante do Netes; e protótipo de tecnologia social em conjunto com Projeto Protegendo as Águas/Rede Social de São José dos Campos no distrito de São Francisco Xavier.

"Com essa oportunidade eles estão, ainda, recebendo formação contínua em economia solidária, tecnologia social e assuntos de interesse específico para suas formações no MIT. Holly está focada em assuntos de moradia e sem-teto no Brasil e Kendrick em tecnologia e cultura indígena - ambos para posterior comparativos com os temas nos EUA”, explica Luciana Ferreira da Silva, coordenadora do Netes.

Ela ainda explica que essa parceria abre oportunidade para que estudantes do ICT também façam trabalhos conjuntos com MIT. "Nossa parceria com o MISTI será contínua, para além desses dois meses, propiciando mobilidade de estudantes e construção compartilhada de tecnologia social para enfrentamento de problemas socioambientais no Brasil.

“Trata-se de trocas de conhecimento entre essas instituições e as comunidades envolvidas. Dessa forma, geraremos conhecimento para promoção de ciência e tecnologia socialmente relevante, bem como formação de profissionais críticos e engajados na resolução de problemas socioambientais globais. Nesse sentido, os trabalhos são estruturados no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para nós, é mais uma ação para contribuirmos com a função social da universidade pública descritas nos objetivos do Reuni, especialmente, no que tange as questões de desigualdade social e, ainda, com replicabilidade internacional", conclui Luciana.

Foto da equipe de professores e estudantes reunidos

Da esquerda para a direita: Karen Silveira (Netes/BCT-Engenharia de Materiais), Soraya Smaili (reitora), Katiucia Zigiotto (secretária executiva da Câmara de Extensão e Cultura), Vinícius Nunes Moura (CAAK, BCT-Engenharia Computação), Luciana Ferreira da Silva (coordenadora do Netes), Claudia Campos (vice-diretora do ICT/Unifesp), Kendrick  Manymules (MIT-BRAZIL), Holly Josephs (MIT-BRAZIL), Carlos Vinícius (Netes/BCT) e os professores Carlos Marcelo Gurjão de Godoy e Horácio Hideki Yanasse.

Lido 10675 vezes Última modificação em Quinta, 28 Julho 2016 10:14