Quinta, 04 Agosto 2016 13:36

Caravana da Ciência inicia cursinho preparatório Revisão Turbinada em Monteiro Lobato

As aulas acontecerão na Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend

Por Mariane Santos

No próximo dia 6/8, o Caravana da Ciência, programa de extensão do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, iniciará o Revisão Turbinada, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend, situada na cidade de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, com o objetivo de preparar aproximadamente 80 alunos e ex-alunos do Ensino Médio para o ingresso no Ensino Superior.

É um projeto que conta com a disposição de 15 alunos e 4 professores do ICT/Unifesp e parceria junto à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Monteiro Lobato que prevê o trabalho dos principais conceitos verificados nos últimos exames, permitindo com que os alunos se apropriem dos conceitos, de forma dinâmica e interdisciplinar, dos tópicos das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias pautados em competências e habilidades interdisciplinares. Todos receberão apostilas gratuitas para os estudos.

Os interessados devem se inscrever na secretaria da escola até o dia 5 e também já ter realizado a inscrição para o exame, que ocorrerá em novembro. Os participantes também terão apoio para o ingresso em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Para a idealizadora do Caravana da Ciência, Zuleika Stefânia Sabino Roque, os alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do ICT-Unifesp têm aprendido com o programa a refletir sobre as necessidades de uma sociedade que muda constantemente, utilizando a Educação como um terreno fértil de aprendizagem, desafiando-os a apoiar nos reais objetivos do ensino de ciências, voltado a um pensamento crítico, à solução de problemas e sobretudo a aprimorar a prática cidadã.

“No Projeto Político Pedagógico do curso, o BCT é um curso interdisciplinar e que se distancia da concepção de ciência desconectada da realidade, dos problemas sociais e de sua interação com a tecnologia; posicionando-se junto ao movimento CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Desse modo, a análise de questões sociais e culturais do desenvolvimento científico e tecnológico deve ser parte integrante da formação dos alunos”, ainda explica Zuleika.

O curso tem duração de três meses e será ministrado sempre aos sábados, das 9h às 14h, nas dependências da Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend.

Caravana da Ciência é um programa de extensão com o objetivo de disseminar a alfabetização científica a partir da inserção de universitários do ICT/Unifesp nas escolas públicas de São José dos Campos e região, tendo como foco principal comunidades cuja oferta de atividades de incentivo à prática de ciência não seja rotineira; utilizando-se de experimentos de baixo custo, sobretudo com recursos sustentáveis, promovendo o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes e subsidiando a prática pedagógica de docentes.

O cursinho comunitário Revisão Turbinada é coordenado pela docente do ICT/Unifesp Grasiele Cristiane Jorge.

O programa também conta com outros projetos que encontram-se em andamento: Professor 2.0, que atua na atualização dos professores da Rede Pública, sob a coordenação das docentes Zuleika Stefânia Sabino Roque e Luciane Portas Capelo; o projeto Caravana na Escola, que tem divulgado tanto o programa, quanto o próprio ICT em Feiras de Profissões e visitado escolas públicas da região, sob o comando dos alunos Júlio César Graves, Lucas Reis de Araújo e Laís Tsujimoto; e o projeto que está em fase de implementação: Parada Obrigatória, sob coordenação de Elias de Barros, que receberá alunos do Ensino Médio da Rede Pública no ICT.

Lido 9261 vezes Última modificação em Quarta, 31 Agosto 2016 17:59