Segunda, 19 Setembro 2016 12:03

Programa Memória Institucional: 10 anos de ICT/Unifesp em São José dos Campos

Um Centro de Documentação e a publicação da Revista Comemorativa serão frutos desse plano

Por Mariane Santos

ICT 10 anos site

Prestes a completar uma década na cidade de São José dos Campos, o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, lançará no dia 26 de setembro o Programa de Memória Institucional com o objetivo de registrar a história do instituto, sua contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, a tradição ligada à vocação tecnológica e sua relação com a sociedade.

Nesse dia, a diretoria fará uma mesa redonda com a comunidade acadêmica e convidados para apresentar as propostas e ações que conduzirão a criação de um Centro de Documentação (CEDOC/ICT) e a publicação da Revista Comemorativa.

O ex-diretor do campus, Armando Milioni, a ex-diretora administrativa, Tânia Mara Francisco, o estudante da primeira turma de graduação, Célio Silva (Nescau), o presidente da Agência Espacial Brasileira e do conselho de administração do Parque Tecnológico de São José dos Campos, José Raimundo Braga Coelho, e a assessora de planejamento estratégico da prefeitura de São José dos Campos no período 2006-2010, Ângela Tornelli, foram chamados para auxiliar e contribuir com o reconto da implantação e desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Essa iniciativa pretende organizar o que já existe, de forma sistemática e promover um trabalho de coleta e geração de fontes, com a finalidade de preservá-las e difundi-las de modo a garantir o acesso democrático à informação a respeito da universidade. Com isso, inicia-se uma política de preservação de fotos, documentos, objetos e a organização de registros e fatos com a contribuição de todos.

O CEDOC/Unifesp consistirá em acervo físico e digital. Já a revista será um documento institucional com as ações e propostas do instituto.

Estão à frente desse programa os diretores Luiz Leduíno de Salles Neto e Cláudia Campos e a docente Zuleika Stefânia Roque.

"Esse projeto é muito importante por manter viva a história da instituição, seus documentos, suas fotos e principalmente as experiências e opiniões das pessoas que constroem o ICT dia a dia. A mesa redonda de lançamento do projeto também dará início as comemorações de 10 anos da Unifesp em São José dos Campos. É uma história pulsante e em crescente movimento”, explica Leduíno.

Unifesp SJC fachadaICTPatec 1

Unidades Talim e Parque Tecnológico