Sexta, 30 Setembro 2016 11:24

Unifesp aparece pela primeira vez no World University Rankings 2016-2017

A instituição está entre as dez melhores do Brasil e da América do Sul

Por Juliana Narimatsu

Foto de alunos em sala de aula.
Foto: Alline Toscha e Vitor Salgado

Constando na posição 601-800, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aparece, pela primeira vez, no World University Ranking, edição de 2016-2017, divulgado na quarta-feira (21/9) pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), suplemento do jornal The Times. Além da classificação geral, o destaque é sua posição entre as melhores universidades do Brasil e da América do Sul, conquistando o nono e o oitavo lugar respectivamente.

O ranking analisa o desempenho de 980 instituições do ensino superior de 79 países. A avaliação leva em conta 13 indicadores, reunidos nas categorias: qualidade do ensino (ambiente de aprendizado) e da pesquisa (volume, investimento e reputação), internacionalização (equipe, alunos e a própria pesquisa) e impacto da universidade na indústria e no ambiente científico.

Dentro do quadro das nove melhores universidades do país, a Unifesp fica em quarto lugar entre as instituições do Estado de São Paulo. Em relação à sua influência no ambiente científico, a instituição obteve a terceira posição entre as brasileiras. Já em qualidade de ensino e de pesquisa, ela alcança a quarta e a quinta colocação, nesta ordem.

Já no que diz respeito aos cursos, no comparativo das nove instituições do Brasil, a Unifesp ocupa as seguintes posições:

• Sociologia: 2.ª posição
• Administração: 4.ª posição