Terça, 25 Outubro 2016 13:17

EFLCH/Unifesp promove encontro com grupos de pesquisa sobre formação de professores

Evento reuniu cerca de 150 pesquisadores de todo o país, além de convidada internacional

Por José Luiz Guerra

A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp) e o Programa de Pós-Graduação em Educação promoveu, entre os dias 3 e 4 de outubro, o III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Realizado no Teatro Adamastor Centro, em Guarulhos, o evento reuniu 150 pesquisadores da área, vindos de todo o país. Como convidada internacional, participou do evento a docente da Universidade Católica de Portugal - Lisboa, Maria do Céu Roldão.

O evento teve como objetivos favorecer a interação e intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros, contribuir para o debate consubstanciado sobre a pesquisa em formação de professores na constituição da área, analisar, junto aos grupos de pesquisa, o movimento em que se situa a investigação sobre a formação de professores, visando à compreensão do campo e as tendências investigativas, colaborar com a organização e constituição de redes de pesquisa sobre o campo e a articulação da pesquisa com a educação básica e superior fortalecendo a formação de profissionais da educação, avaliar a contribuição social da pesquisa sobre formação de professores para a produção de conhecimento na área da educação e para o sistema educacional brasileiro e discutir formas de indução de debates orientadores para a formulação de políticas públicas referentes ao campo de formação de professores.

Magali Aparecida Silvestre, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da EFLCH/Unifesp e coordenadora do Grupo de Trabalho GT8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), falou sobre a importância do evento e sobre o seu histórico. " O primeiro Simpósio ocorreu na PUC/SP em 2008 e o segundo, na PUC/PR em 2011. Passados cinco anos da segunda edição, conseguimos reunir cerca de 50 grupos de pesquisa e um total aproximado de 150 pesquisadores, entre professores doutores, alunos de pós-graduação e da graduação, assim como professores da rede municipal de Guarulhos interessados por esta temática de pesquisa”.

O encontro também procurou promover avanços na discussão sobre o campo da formação de professores. Por esse motivo as inscrições no evento foram organizadas por grupos de pesquisa que tiveram a responsabilidade de apresentar suas trajetórias, principais produções, assim como seus objetos específicos de estudo relacionados à temática. “Tudo isso para que pudéssemos sair desse encontro com uma espécie de mapeamento dos grupos, ao identificar tendências teórico metodológicas ou temas pouco pesquisados”, explicou Magali. Para a docente, os resultados foram alcançados graças ao apoio de pesquisadoras de renome na área, dentre elas, Maria do Céu Roldão (Universidade Católica de Portugal – Lisboa), Marli André (PUC/SP), Emilia Freitas de Lima (UFSCar), Iria Brzezinski (PUC/GO) e Joana Paulin Romanowski (PUC/PR).

Na opinião da coordenadora do GT8 de Formação de Professores, o evento contribuiu para a sua consolidação como grupo de trabalho que articula a temática sobre formação de professores numa associação nacional. “Para a Unifesp, organizar um evento como esse fortaleceu não só o Programa de Pós-Graduação em Educação, que possui alguns anos de existência, mas a marca da instituição entre os pesquisadores da área. Isso traduz nosso potencial de agregar pesquisadores e discutir questões estratégicas sobre a área”, conclui Magali.

Fruto de uma construção do GT8 – Formação de Professores da Anped, o simpósio foi organizado por pesquisadores da Unifesp, em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Rio Claro e Presidente Prudente e contou com o apoio da Anped, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) e da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Abertura do III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil (Créditos: Magali Aparecida Silvestre)

Abertura do III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil (Créditos: Magali Aparecida Silvestre)

Uma das palestras realizadas durante o evento (Créditos: Magali Aparecida Silvestre)

Congressistas participando de grupo de discussão (Créditos: Magali Aparecida Silvestre)