Sexta, 02 Dezembro 2016 12:50

Trabalho de doutorado da EPM/Unifesp ganha Prêmio Capes-Interfarma

Tese foi eleita uma das melhores relacionadas à Inovação e Pesquisa

Por Juliana Narimatsu

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Anderson Messias Rodrigues, foi um dos vencedores do Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa. O resultado foi divulgado na quinta-feira (1º/12) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O trabalho de Rodrigues, intitulado “Patógenos emergentes no gênero Sporothrix e evolução global da patogenicidade”, foi eleito uma das melhores teses de doutorado defendidas em 2015 relacionadas à Inovação e Pesquisa em Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, nas áreas e subáreas de avaliação: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou Ciências Biomédicas (incluindo Genética, Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).

Outra tese selecionada foi “Ativação da heme oxigenase-1 e via da necroptose como mecanismos imunopatogênicos na infecção de macrófagos por Leishmania Infantum”, defendida por Nívea Farias Luz, da Universidade Federal da Bahia.

Os vencedores receberão troféu, prêmio em dinheiro e bolsa de até 12 meses para a realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional. Autores e orientadores ganharão ainda passagem aérea e diária para comparecerem à cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 14 de dezembro. O orientador receberá também prêmio em dinheiro para participação em congresso nacional. O certificado de premiação será encaminhado aos autores, orientadores, coorientadores e programas, nos quais os trabalhos foram defendidos.

Autor: Anderson Messias Rodrigues
Orientador: Zoilo Pires de Camargo
Coorientador: G. Sybren de Hoog
Tese: Patógenos emergentes no gênero Sporothrix e a evolução global da patogenicidade.
Área: Ciências Biológicas III
Programa de Pós-Graduação: Microbiologia e Imunologia
IES: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

*Informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior