Terça, 03 Outubro 2017 09:12

Dia da secretária é celebrado em encontro na Unifesp

Evento teve como tema o relacionamento interpessoal

Por José Luiz Guerra

Abertura do evento em comemoração ao Dia da Secretária

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoveu, no último dia 29 de setembro, o VIII Encontro de Secretárias(os) e Assistentes em Administração do Complexo Unifesp/SPDM. Celebrado anualmente pela instituição, o encontro de profissionais de secretariado teve como objetivo proporcionar um dia de reflexão e de troca de experiências.

Na mesa de abertura, a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM), Emília Sato, agradeceu pelo convite da organização e afirmou que o dia da secretária deve ser celebrado em todos os 365 dias do ano. “Devemos agradecer diariamente a vocês que nos ajudam no cotidiano da instituição”, afirmou. Ela agradeceu nominalmente todas(os) as(os) secretárias(os) que atuam na diretoria da EPM. Já Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), citou o apoio dos profissionais da área do secretariado, mesmo com a existência de diversos recursos tecnológicos que ajudam na comunicação e na organização das tarefas. Janine também agradeceu aos profissionais da área homenageada que atuam na EPE, na ACTA paulista de Enfermagem e no Conselho Gestor do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU/Unifesp).

José Roberto Ferraro, diretor superintendente do HSP/HU/Unifesp, enalteceu a importância das(os) secretárias(os) nas áreas técnicas e administrativas do hospital, tanto nos assuntos internos quanto no contato com agentes externos. “Não conseguiríamos tocar essa estrutura sem vocês. Vocês são a imagem da instituição”, enfatizou. O diretor destacou também o nível de capacitação dos profissionais da área, que auxiliam, inclusive, na prevenção de erros. A diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, ressaltou a dedicação e a busca constante pelo conhecimento destes profissionais, mesmo diante de grandes volumes de trabalho. “Vi pessoas batalhando e crescendo muito ao longo da carreira”, destacou. Rosana lembrou de todas(os) as(os) secretárias(os) com as(os) quais trabalhou ao longo de sua trajetória acadêmica até a chegada à direção do campus.

“Vocês têm uma atividade de grande responsabilidade, estratégica e imprescindível”, disse a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, no início de sua fala. A reitora afirmou que as universidades públicas têm um papel fundamental na sociedade no que diz respeito à produção de conhecimento, formação e propostas de ideias conjuntas. Ela lembrou também das recentes avaliações de novos cursos que receberam nota máxima do Ministério da Educação e da constante presença da Unifesp nas primeiras posições dos principais rankings educacionais brasileiros e mundiais. “Somos uma universidade jovem, mas com garra e vontade de progredir e alcançar patamares mais elevados”, completou. “Os servidores técnicos administrativos em educação têm papel fundamental na Unifesp, exercendo funções de destaque e participando das principais decisões”, concluiu Soraya.

O evento contou também com palestras relacionadas ao stress, ministradas pelas psicólogas Denise Pará Diniz e Fátima Ferreira Bortoletti, além de sorteio de prêmios aos participantes. O VIII Encontro de Secretárias(os) e Assistentes em Administração do Complexo Unifesp/SPDM foi viabilizado por uma comissão organizadora, composta pelos seguintes membros:

Andréia Reis Pereira Meleti – Reitoria
Cecília Fernandes – Nutrição
Conceição Vieira da Silva Ohara – Escola Paulistinha
Jaqueline Prandini Veiga – Colaboradora Aposentada
Laíse Nucci – Departamento de Recursos Humanos – HSP
Lucilene Silva – Procuradoria
Manoel Bastos - Manutenção Campus São Paulo
Maria Lúcia Moreira Medeiros – Colaboradora Aposentada
Mirian June Costa – Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina
Neuza Bregalante – Colaboradora Aposentada

Evento contou com palestras relacionadas ao stress e sorteio de prêmios