Quarta, 22 Novembro 2017 08:02

Professor Boaventura ministra palestra sobre as transformações recentes na universidade

Na ocasião, foi assinado termo de cooperação entre a Unifesp e a Universidade de Coimbra

No dia 11 de novembro, na presença de estudantes, docentes e técnicos, além de lideranças de movimentos sociais – como as Mães de Maio e os indígenas Guaranis M'bya da Tekoá Paranapuã, que possuem ações conjuntas com a universidade –, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, recebeu o professor Boaventura de Sousa Santos, que proferiu a palestra “A Educação e a Universidade no contexto atual”.

Resultado de um longo e amplo estudo sobre o tema, o docente contextualizou a crise atual em que se encontram as universidades de países emergentes e, ao mesmo tempo, especificou o cenário brasileiro.

boaventura 7
Professor Boaventura fala sobre as transformações recentes na universidade (Créditos da foto: Manoel Ramos)

Segundo Boaventura, as universidades públicas brasileiras vivem atualmente um momento histórico de bifurcação: ou se democratizam, ancorando-se na sociedade por meio de alianças com os diversos movimentos sociais, ou se tornam um negócio. Isso porque a descapitalização das universidades públicas e a sua globalização mercantil estão relacionados a um amplo e complexo projeto de mercadorização da universidade.

boaventura 8
Público marca presença na palestra realizada no Anfiteatro da Reitoria Unifesp (Créditos da foto: Manoel Ramos)

Como “saída” possível desse quadro, Boaventura defendeu o desenvolvimento do que ele chama de “Ecologia de Saberes”, a partir do princípio de que “nenhum conhecimento é completo”, inclusive o conhecimento produzido nas universidades. Segundo ele, isso requer um novo olhar sobre os currículos, sobre os planos de estudos, ou seja, uma mudança epistemológica da universidade. Boaventura explicou ainda que as alianças construídas por meio da extensão universitária com os diversos setores da sociedade não significam a extensão da universidade para a sociedade, mas a sua inclusão.

Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre a Unifesp e a Universidade Popular Movimentos Sociais do Centro de Estudos Sociais (UPMS/CES) da Universidade de Coimbra (foto abaixo).

boaventura 3
(Créditos da foto: Valeria Silva)

Aberto a toda a sociedade, o evento contou ainda com a apresentação do coral infantil Guaranis M’bya.

Lido 8288 vezes Última modificação em Sexta, 01 Dezembro 2017 13:44