Quinta, 23 Novembro 2017 13:11

Professor do Campus Diadema é reconhecido por sua atuação no campo da Geomorfologia

Fabiano Pupim recebeu Prêmio Jean Tricart durante a 9ª Conferência Internacional em Geomorfologia

Geomorfologia
(Créditos da foto: arquivo pessoal)

O professor Fabiano Pupim, do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema da Unifesp, foi reconhecido pela International Association of Geomorphologists (IAG/AIG) por sua atuação no campo da Geomorfologia. A instituição concedeu ao professor o Prêmio Jean Tricart, destinado a jovens pesquisadores da área que se destacaram durante o último quadriênio, no caso, 2014-2017. A premiação foi realizada durante a 9ª Conferência Internacional em Geomorfologia, que aconteceu entre os dias 6 e 11 de novembro em Nova Déli, capital da Índia.

“É um reconhecimento internacional de que os trabalhos desenvolvidos possuem qualidade e significância. Foi possível perceber a premiação trouxe visibilidade imediata, sendo que, durante o evento, fui procurado por outros pesquisadores com o intuito de estabelecer contato. Espero que isso, no futuro, possa resultar em colaborações científica”, coloca Pupim.

Criada pela French Geomorphology Group com a IAG/AIG, o prêmio Jean Tricart recebe esse nome por conta das realizações do geomorfólogo Jean Tricart (1920-2003), e homenageia os pesquisadores que tiveram grande impacto no entendimento da evolução das paisagens na América Latina, África e Ásia. Além da premiação, o programa concede bolsas a cada quatro anos para pesquisadores representantes dos continentes citados participarem da conferência (saiba mais aqui). “A premiação é definida pela produção acadêmica, sendo destinada aos pesquisadores em início de carreira, ou seja, com idade inferior a 35 anos”, explica.

Neste ano, 23 jovens pesquisadores de dez diferentes países – Argentina, Brasil, Camarões, China, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã, Iraque e México – foram agraciados com a bolsa. Além da conferência, o subsídio possibilitou a participação no curso intensivo para jovens geomorfólogos, intitulado Geomorphology Field Training in tectonically active mountain regions, realizado logo na sequência do evento.

Fotos de Sayantan Das India 2
(Créditos da foto: Sayantan Das - India)

Organizado pelo Indian Institute of Geomorphologistis, em nome da IAG/AIG, a 9ª Conferência Internacional em Geomorfologia foi aberta a todos os cientistas e praticantes da área e apresentou em sua programação sessões científicas, palestras e workshops que exploraram o tema central desta edição: Geomorfologia e Sociedade. Além disso, pesquisas de campo foram organizadas em diferentes regiões da Índia e em países vizinhos durante o evento. “Foi uma oportunidade de ter contato com os trabalhos mais modernas que estão ocorrendo em todo o mundo, fora o convívio com outros pesquisadores que podem geram parcerias futuras”, finaliza Pupim.

Lido 11052 vezes Última modificação em Quinta, 07 Dezembro 2017 14:18