Quinta, 07 Dezembro 2017 14:02

Unifesp realiza a primeira edição de encontro de pós-doutores

O evento buscou oferecer um espaço para privilegiar as produções científicas desenvolvidas pela instituição

“Para nós, esse evento é de grande importância pois, além de possuirmos um corpo de pesquisa absolutamente valoroso, chegamos a um momento de integração na instituição, ou seja, a Unifesp conseguiu expandir sua área de pós-graduação oferecendo cursos em todos os campi, nas mais diversas áreas do conhecimento, realizando um belo trabalho”, pontuou o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Esper Cavalheiro, na abertura do I Encontro Unifesp de Pós-Doutores, realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Teatro Marcos Lindenberg.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), o evento teve como proposta privilegiar a comunidade de pós-doutores, bem como sua produção científica e o potencial colaborativo dos projetos. Além de conferências e mesas redondas, constituiu-se em um espaço para a apresentação de trabalhos, a promoção de debates e o intercâmbio de experiências e ideias.

“Acreditamos que o pós-doutorado, de certa forma, vem para complementar a própria formação do doutor, que busca ter uma visão mais diversa daquela que adquiriu durante a pós-graduação. É a possibilidade de ampliar os horizontes e adquirir novos desafios, amadurecendo o indivíduo que possui ambições de continuar na carreira científica e posicionando-o de uma forma mais adequada para se tornar um futuro orientador. É uma etapa que, para nós, é extremamente relevante. Buscamos, assim, a interlocução com esses pesquisadores que trabalham na universidade”, complementou Cavalheiro.

I Encontro Unifesp de Pós Doutores 3
Da esquerda para direita: vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências - Regional São Paulo Oswaldo Luiz Alves, reitora da Unifesp Soraya Smaili e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Esper Cavalheiro

A reitora Soraya Smaili encerrou a cerimônia de abertura do evento apresentando os avanços da Unifesp. “Ao longo da história, nossos fundadores sempre foram muito ousados, uma característica que ficou marcada e está presente no que fazemos até hoje. Atualmente somos seis campi, que possuem atividades extremamente importantes. Temos 66 programas de pós-graduação completamente iniciados, mais alguns que estão ainda com seus projetos em andamento. Esse crescimento é impressionante. Tínhamos 39 programas e, hoje, temos 66. Tínhamos 60 mil doutores e, hoje, temos 140 mil pesquisadores no país todo. A universidade, portanto, tem essa capacidade de formar pessoas, produzir conhecimento e ver as questões que precisam de saídas e soluções. Hoje, mesmo com a expansão em um período tão curto, a qualidade dos nossos programas continua sendo um constante objetivo”, finalizou Soraya.

I Encontro Unifesp de Pós Doutores 6 I Encontro Unifesp de Pós Doutores 5
Secretaria e pôsteres do I Encontro Unifesp de Pós-Doutores