Terça, 15 Mai 2018 13:37

Centro Mente Aberta da Unifesp oferece curso de mindfulness a educadores

Instituição também firmou parceria inédita com a Universidade de Oxford

MBHP educa

O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde - Mente Aberta da Unifesp ofereceu, entre março e maio deste ano, o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores, chamado de MBHP-educa. Em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, o curso foi oferecido a 30 professores e realizado no Campus Avançado de Extensão de Santo Amaro da Unifesp.

As habilidades aprendidas por meio do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (síndrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.

O programa MBHP-educa foi desenvolvido por Marcelo Marcos Piva Demarzo, coordenador do Centro Mente Aberta da Unifesp, Daniela Rodrigues de Oliveira, pesquisadora convidada do Departamento de Patologia da Unifesp e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e Alex Mourão Terzi, professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei, e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi, ambos do Centro Mente Aberta. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também contou com a participação da instrutora do Mente Aberta Odisséia Martins e da pesquisadora do Departamento de Psicobiologia da Unifesp Vânia D’Almeida.

Informações: Prefeitura Municipal de São Paulo

Parceria inédita com a Universidade de Oxford

oxford

O Centro Mente Aberta da Unifesp firmou parceria inédita com a Universidade de Oxford, para aplicar o programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT - Mindfulness Based Cognitive Therapy), voltada para a formação profissional. Esse programa, desenvolvido nos anos 90 por Zindel Segal (Toronto), John Teasdale (Cambridge) e Mark Williams (Oxford), tem o objetivo inicial de reduzir e prevenir recaídas de depressão. Evidências indicam que a repetição de episódios depressivos está associada a maiores chances de novos episódios depressivos, o que levou os autores a buscar outras formas efetivas para prevenção de recaída. Mais informações podem ser obtidas no site www.mindfulnessbrasil.com ou por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..