Quinta, 14 Junho 2018 13:09

Unifesp recebe encontro nacional sobre compras e contratações das IFES

Primeiro dia do evento contou com a palestra de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

Por Daniel Patini

EncontroForplad 9

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sedia, entre os dias 13 e 15 de junho, o Encontro Nacional de Compras e Contratações das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), uma iniciativa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Com o objetivo de criar um ambiente em rede para o intercâmbio de experiências, ideias e informações sobre legislações, o encontro reunirá, ao longo desses três dias, gestores das universidades e instituições federais de todas as regiões do Brasil.

EncontroForplad 13

Durante a abertura do evento, ocorrida na quarta-feira (13/6), no Teatro Marcos Lindenberg, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, que esteve representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), falou sobre o grande desafio de ser administrador em nosso país, devido à sua grande responsabilidade em relação ao recurso público e ressaltou a realização do encontro. “É preciso que tenhamos mais espaços como esse para a troca de experiências, de boas práticas, para a aquisição de mais conhecimento da legislação que é tão complexa”.

Em sua fala, Tânia Mara Francisco, pró-reitora da Administração da Unifesp e membro da Comissão de Administração do Forplad e vice-coordenadora nacional da comissão organizadora do evento, reforçou a importância do encontro, por conta da apresentação dos temas relevantes e pela diversidade dos assuntos que serão tratados. Para o pró-reitor de Planejamento da Unifesp, Pedro Arantes, momentos como esse são fundamentais para o intercâmbio e aprendizado comum entre as universidades para a construção boas práticas e estratégias de sobrevivência em tempos de adversidades, com ataque às universidades e cortes orçamentários.

EncontroForplad 6 EncontroForplad 8

Durante a apresentação da palestra “Lei de Licitações e Contratos: alterações, perspectivas e impactos”, o professor e advogado Jorge Ulisses Jacoby Fernandes demonstrou, ao público presente, as ferramentas que já estão sendo utilizadas com apoio em jurisprudência, com base na atual lei, e que podem ser implementadas de imediato com vistas à melhoria da receita e à redução de despesas das instituições. “A minha expectativa é que, a partir desse encontro, os gestores tenham coragem em ousar em um momento extremamente difícil da gestão pública brasileira. Compreendo que é um período muito importante para o país e para a educação, devido à escassez dos recursos. É uma oportunidade muito preciosa para podermos alavancarmos novas ideias”, relatou Jacoby Fernandes, que é referência na área do Direito Público.

Ao final das apresentações, os participantes da mesa de abertura puderam responder às questões da plateia. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site.

EncontroForplad 10
Mesa de abertura (da esq. p/ a dir.): pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Comissão de Administração do Forplad, vice-coordenadora da Regional Nordeste do Forplad e membro da comissão organizadora do evento, Niedja Paula Guimarães; pró-reitora da Administração da Unifesp, Tânia Mara Francisco; reitora da Unifesp, Soraya Smaili; professor e advogado Jorge Ulisses Jacoby Fernandes; pró-reitor de Planejamento da Unifesp e vice-coordenador da Comissão de Planejamento do Forplad, Pedro Arantes; diretora de Administração de Administração e Planejamento do CEFET/RJ, coordenadora da Comissão de Administração do Forplad, vice-coordenadora da Regional do Forplad-Sudeste e membro da comissão organizadora do evento, Inessa Salomão.

Lido 10518 vezes Última modificação em Quarta, 17 Outubro 2018 21:29