Terça, 04 Dezembro 2018 09:27

EPM/Unifesp inaugura maior laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica do Hemisfério Sul

Nova estrutura será utilizada por estudantes do Brasil e do exterior para formação e treinamento

Por Daniel Patini

LabAnatomiaMicroNeuro 3

A Disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) inaugurou, na segunda-feira (3/12), as novas instalações do Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica, o maior do Hemisfério Sul. A cerimônia de inauguração ocorreu na Praça José Carlos Prates e reuniu membros da comunidade acadêmica. Em um esforço conjunto de doações e convênios, a concretização do laboratório foi possível graças ao trabalho da Reitoria e das Diretorias da EPM, do Campus São Paulo e do Hospital São Paulo (HSP). Também colaboraram os Departamentos de Morfologia e Genética, de Oftalmologia e Ciências Visuais e de Dermatologia e a Disciplina de Cirurgia Plástica.

Composto por 21 bancadas com microscópios de alta resolução e de última geração para a dissecção microneurocirúrgica, o laboratório será utilizado por estudantes de graduação, pós-graduação e residentes e receberá alunos de outras partes do mundo para formação e treinamento. Além disso, a nova estrutura conta com drills de alta rotação e crâniótomos, os quais realizam cortes precisos e perfurações, instrumental cirúrgico para abertura do crânio e para microdissecção, fixador de cabeça e um sistema audiovisual.

LabAnatomiaMicroNeuro 4 LabAnatomiaMicroNeuro 5

Sergio Cavalheiro, professor titular da Disciplina de Neurocirurgia, lembrou a realização de dois cursos na Universidade de St. Louis (Missouri/EUA), em 2017 e 2018, que serviram de estímulo para essa inauguração, e citou algumas conquistas da disciplina, como o desenvolvimento de formas inéditas de se tratar alguns tumores, a publicação de papers em revistas científicas de grande impacto, a realização do ensino a distância, com a transmissão ao vivo das reuniões semanais da disciplina, e a grande procura pela sua residência. "Com esse laboratório também desenvolveremos uma neuroanatomia translacional, afim de utilizar novas técnicas para o tratamento das doenças neurológicas", relatou.

"Esse laboratório é uma forma de retribuir à EPM e à Unifesp tudo aquilo que elas nos proporcionam diariamente", disse Feres Chaddad, chefe da Disciplina de Neurocirurgia, em uma fala emocionada, ao reconhecer e agradecer o apoio da reitora para essa inauguração. "Nosso objetivo, com essa nova estrutura, é fornecer e expandir o conhecimento também para as outras áreas e outras instituições", complementou ele, reforçando o papel da universidade pública e destacando a atuação da Unifesp como referência mundial na área.

Empenho e dedicação

Emilia Sato, diretora da EPM, salientou o empenho da equipe da Neurocirurgia para essa inauguração que serve de exemplo para a universidade e realçou a ideia de que todos podem fazer uso do novo laboratório. A vice-diretora do Campus São Paulo, Beatriz Castilho, ao representar a diretora Rosana Puccini, parabenizou o trabalho intenso dos docentes e a colaboração do Departamento de Infraestrutura do campus nessa empreitada.

LabAnatomiaMicroNeuro 6

Por fim, a reitora Soraya Smaili ressaltou que a coroação desse momento deve-se, principalmente, à dedicação e à perseverança dos professores da Neurocirurgia Feres Chaddad e Ricardo Centeno, além de todas as pessoas do de Neurologia e Neurocirurgia e das equipes das Pró-Reitorias de Administração, de Planejamento e Infraestrutura e de Extensão e Cultura. "Essa é uma demonstração de que é possível realizar muitos projetos quando há perseverança e trabalho conjunto organizado. Alcançamos objetivos que pareciam impossíveis, seguindo todos os parâmetros da Administração Pública Federal, envolvendo orçamento, importação, procuradoria, extensão, infraestrutura. É uma grande conquista para a formação de qualidade de novos profissionais e para a troca de conhecimento", concluiu Soraya, que recebeu com muita emoção uma sala em seu nome como forma de homenagem da disciplina.

LabAnatomiaMicroNeuro 2 LabAnatomiaMicroNeuro 1

Antes da cerimônia, teve início o curso Hands-On de Anatomia e Vias de Acesso Neurocirúrgicas, voltado a 84 residentes (R5) de Neurocirurgia de todo o Brasil, que será realizado ao longo da semana, em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Andrey Alencar, residente do Hospital BioCor, de Belo Horizonte, mostrou-se surpreso com o alto nível do laboratório. "Tive a oportunidade de participar do curso que a Unifesp fez na Universidade de St. Louis no ano passado e posso dizer que a estrutura daqui é bem melhor. Estou surpreendido com a qualidade”, contou o residente.

Participaram também da inauguração o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass; a chefe de Gabinete da Reitoria, Andrea Rabinovici; os pró-reitores de Gestão com Pessoas, Murched Taha, e de Assuntos Estudantis, Anderson Rosa; o pró-reitor adjunto de Graduação, Fernando Kinker; o chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Manoel Antonio de Paiva Neto; o professor de Neurocirurgia e responsável acadêmico do laboratório, Ricardo Centeno; a diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer; o diretor clínico do HSP, José Carlos Baptista da Silva, e o coordenador do Centro Cirúrgico do HSP, Carlos Buchalla, os quais estiveram representando a diretoria do hospital; o secretário-geral da SBN, representando a presidência da SBN, Ítalo Suriano; o chefe da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica, Magno César Vieira; e a chefe do Departamento de Morfologia e Genética, Sandra Valdeolivas.

Fotos: Alex Reipert

Lido 11940 vezes Última modificação em Sexta, 09 Setembro 2022 13:47