Terça, 11 Dezembro 2018 11:24

Concurso cultural celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Evento de premiação comemorou e debateu o documento de defesa e proteção da vida digna

Por Daniel Patini

ConcursoCulturalUnifesp 2 ConcursoCulturalUnifesp 3
Obras do concurso expostas no térreo do Prédio da Reitoria

Para celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que completa 70 anos neste ano, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoveu, na segunda-feira (10/12), no prédio da Reitoria, o evento de premiação do concurso cultural Educação e Direitos Humanos, lançado como forma de trazer para o debate na universidade esse documento que é um marco da defesa e proteção da vida digna.

Organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o encontro contou com a presença dos(as) estudantes participantes do concurso e de demais membros da comunidade acadêmica. A mesa de abertura foi composta pela docente e organizadora do concurso Luciana Farias, pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Ligia Azzalis, que representou o pró-reitor Anderson Rosa, e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Raiane Assumpção, que esteve representando a reitora Soraya Smaili.

ConcursoCulturalUnifesp 4
Mesa de abertura (da esq. p/ a dir.): as docentes Ligia Azzalis, Raiane Assumpção e Luciana Farias

"O tema Direitos Humanos tem sido, desde a sua criação, um dos três pilares da ONU, juntamente com a Paz e o Desenvolvimento. É um dos documentos mais traduzidos do mundo, disponível em mais de 500 idiomas", destacou em sua fala inicial Luciana Farias. Já Ligia Azzalis ressaltou a importância de se colocar em discussão a defesa dos direitos humanos. "A Prae estará sempre atenta, mesmo em momentos que o desrespeito a esses direitos não seja tão óbvio", ela alertou, ao finalizar com a citação da letra de Novo Tempo, música de Ivan Lins.

Para Raiane Assumpção, é preciso construir uma cultura de diretos humanos dentro da universidade, na qual os princípios da declaração saiam dos regulamentos e documentos e entrem no dia a dia e nas falas das pessoas. "É uma tarefa árdua construir uma sociedade em que os direitos humanos sejam parâmetros. Falar deles é defender a dignidade humana, independente da condição social, da questão étnico-racial e da orientação sexual. A luta cotidiana é necessária".

ConcursoCulturalUnifesp 1
Professor Luiz Berni durante sua apresentação

Convidado para o evento, o professor, psicólogo e pesquisador do Centro de Educação Transdisciplinar (Cetrans) Luiz Berni conduziu uma reflexão a respeito da história dos direitos humanos, que está ligada a um processo de autoconsciência, além de abordar o assunto dentro do contexto atual. Para ele, falar de direitos humanos é uma utopia, pois é uma meta do ser humano que ainda está longe de ser alcançada, uma vez que a declaração foi idealizada como um grande código de ética planetário.

"Essa busca pela humanidade não é um processo que se iniciou em 1948, ao final da II Guerra Mundial, mas é algo de muito mais tempo. E mesmo assim ainda estamos longe de atingir os valores defendidos pela declaração. No Brasil, por exemplo, somente em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, é que ela começou a ser de fato praticada no país", ele disse, ao relembrar as raízes históricas da violência com as quais o Brasil foi fundado. "Precisamos reconhecer essa violência para podermos vencê-la. Se não percebemos isso, não deixaremos de ser violentos", complementou.

Ao final da apresentação, foram abertas as perguntas do público presente para o professor Berni. Logo depois, ocorreu a premiação dos(as)estudantes. Confira abaixo os(as) vencedores(as) das quatro categorias do concurso cultural, que teve o apoio da FapUnifesp na compra dos prêmios. As obras estão expostas no térreo do prédio da Reitoria.

ConcursoCultural Vencedores 1

Categoria Conto (entregue pela docente Marina Mello - Campus Guarulhos)

1.º lugar Fernanda de Paula Nakata (Campus São José dos Campos)
2.º lugar Jade dos Reis Colpani (Campus Baixada Santista)