Quinta, 30 Mai 2019 13:14

Curso de Serviço Social da Unifesp comemora 10 anos

ServiçoSocial10anos
Palestra de abertura 40 Anos do Congresso da Virada, com a professora Rosângela Batistoni; também na mesa a coordenadora atual do curso, professora Luzia Baierl

No dia 28 de maio de 2019, foram comemorados os 10 anos do curso de Serviço Social do Campus Baixada Santista da Unifesp. Iniciado em 2009, o curso é o único em instituição pública federal no Estado de São Paulo. Juntamente com o curso da Unesp, em Franca, constituem os únicos cursos públicos do Estado na área.

A comemoração contou com uma palestra de abertura proferida pela professora Rosângela Batistoni sobre os 40 Anos do Congresso da Virada, um marco importante na história da profissão no Brasil. Estiveram presentes docentes do curso, estudantes e técnicos/as administrativos, além de egressos e entidades representativas da categoria.

ServiçoSocial10anos1
Docentes, estudantes (incluindo egressos) e técnicos/as do curso de Serviço Social

No período noturno, foi realizada uma sessão solene, onde – numa roda de conversa – puderam dar seus depoimentos as professoras pioneiras do curso, o professor Nildo Alves Batista, idealizador do projeto pedagógico e diretor acadêmico na época da implantação, a professora Maria Liduína Oliveira, docente do curso que trabalhou na equipe idealizadora e exerceu a coordenação pelo período de cinco anos, a professora e atual coordenadora, Luzia Baierl, além da ex-diretora acadêmica, Sylvia Helena Souza da Silva Batista, do atual diretor, Odair Aguiar Júnior, e do pró-reitor adjunto de Graduação, Fernando Sfair Kinker, que representou a reitora da Unifesp, Soraya Smaili.

Foi um momento de intensa emoção e alegria, que revisitou as origens do curso e pôde reafirmar o ganho que sua criação trouxe ao campus, à Unifesp, ao Estado de São Paulo e ao Brasil.

ServiçoSocial10anos2
Idealizadores/as do curso de Serviço Social, ex-diretores e direção atual