Quinta, 04 Julho 2019 10:58

Bolsista transforma aprendizado em solução socioambiental

Além de compartilhar o conhecimento adquirido com a população da Baixada Santista, Ana Carla Nogueira criou empresa de produtos biodegradáveis

Por Paula Garcia

paula moura 1
O plástico de uso único pode ser substituído por produtos biodegradáveis (Foto: Paula Moura)

A promoção do empreendedorismo e a participação no desenvolvimento local e regional da universidade são dois dos objetivos da Política de Inovação da Unifesp contemplados pela estudante do Instituto do Mar (IMar/Unifesp) - Campus Baixada Santista Ana Carla Nogueira, no trabalho de conclusão de curso intitulado “Da educação ambiental ao empreendedorismo sustentável: a criação de uma empresa digital e seus valores socioambientais”.

Ana Carla Nogueira 2
Os stands do Maré de Ciência provocam a curiosidade de crianças e adultos

Através do conhecimento adquirido nas pesquisas em busca do desenvolvimento sustentável, a orientanda do professor Ronaldo A. Christofoletti tem se destacado na revenda de produtos ecologicamente corretos por meio da empresa [Re]Pense. “Eu mostrava o problema para as pessoas e elas me perguntavam a solução. Hoje, graças à pesquisa, tem vários produtos biodegradáveis reutilizáveis, como o canudo de aço inox, o coletor menstrual, a escova de dente de cabo de bambu... foi assim que a empresa nasceu”, conta Ana Carla.

Compartilhar o seu aprendizado com a sociedade é outra preocupação da jovem, que tem como meta profissional a popularização da ciência: “Quase ninguém sabe que tudo que temos e somos hoje é resultado de pesquisa. Se soubessem, a pesquisa seria mais valorizada no Brasil”.

Nesse sentido, o primeiro passo dado foi a participação no Programa “Maré de Ciência”, projeto organizado por docentes do IMar, que leva a ciência para a população da região com atividades práticas e didáticas, diferentes para cada faixa etária. “Levar a ciência para fora da universidade, para a população no geral, que até desconhece a existência da Unifesp na Baixada, é muito gratificante”, complementa a aluna. Ana Carla participa do programa como bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/Unifesp e o seu trabalho que integra ciência e empreendedorismo tem sido reconhecido pela sociedade, empresas e mídia, levando o conhecimento e inovação da estudante da universidade para a sociedade.

Lido 8229 vezes Última modificação em Quarta, 17 Julho 2019 16:04