Quinta, 10 Outubro 2019 11:31

Curso de Geografia da Unifesp terá início em 2020

Graduação nas modalidades Bacharelado e Licenciatura foi aprovada pelo Conselho Universitário

Por Daniel Patini

Consu aprovGeografia
Conselheiros votam pela aprovação do curso de Geografia (Foto: Alex Reipert)

O Conselho Universitário (Consu) aprovou, em reunião realizada no dia 9 de outubro, a criação do curso de graduação de Geografia do Instituto das Cidades (IC/Unifesp) - Campus Zona Leste. Essa aprovação marca a primeira graduação do campus e a consolidação da universidade na região leste de São Paulo.

Já a partir de 2020, serão oferecidas 60 vagas no total para o curso (período matutino), cuja admissão será feita pela Área Básica de Ingresso (ABI). Após cursarem o primeiro ano, os estudantes poderão escolher qual carreira desejam seguir: Geografia - Bacharelado (20 vagas) ou Geografia - Licenciatura (40 vagas).

Para concorrerem a uma vaga, os candidatos deverão participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Nesta edição de 2019, as provas do Enem acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro.

Isabel Hartmann de Quadros, pró-reitora de Graduação, comemora a decisão do Consu: “Esse foi um momento histórico para o Campus Zona Leste, para a Unifesp e para os movimentos sociais da região, que sempre lutaram pela existência da universidade federal na Zona Leste”. Ainda de acordo com ela, “a aprovação da criação da graduação no campus consagra um planejamento de longa data que havia sido feito para a implantação do Instituto das Cidades, caracterizando um processo cuidadoso e planejado da expansão do ensino público superior, tão necessária para a sociedade brasileira”.

A pró-reitora explica que, atualmente, o Campus Zona Leste já abriga atividades de graduação. No primeiro semestre deste ano, os professores do campus organizaram Unidades Curriculares (UCs) Multicampi, que foram oferecidas presencialmente e destinadas a alunos da Unifesp de qualquer curso ou campus. Já no segundo semestre de 2019, estão em andamento cerca de 15 UCs multicampi. “Além disso, estudantes de graduação da Unifesp e de outras instituições também frequentam o campus para realizar projetos de Iniciação Científica (voluntária ou com bolsa), envolvidos com projetos de pesquisa dos docentes do Campus Zona Leste”, pontua.

Lido 15894 vezes Última modificação em Sexta, 27 Janeiro 2023 10:52