Terça, 22 Outubro 2019 15:43

Unifesp entra para o ranking Época Negócios 360°

A universidade é considerada uma das melhores instituições brasileiras e se destaca nos quesitos sustentabilidade e governança corporativa

Por Tamires Tavares

epoca360
Evento de lançamento do anuário (Foto: Alexandre DiPaula / Época Negócios)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi classificada como uma das melhores entidades do país na 8.ª edição do Anuário Época Negócios 360°, realizado pela Revista Época. A universidade ocupa o 335.º lugar no ranking das 363 organizações classificadas – públicas e privadas. Na categoria Educação, foi a melhor colocada no âmbito Sustentabilidade e alcançou a 5.ª colocação em Governança Corporativa. A pesquisa é, normalmente, ofertada ao preenchimento de empresas e é dessa perspectiva que a sua metodologia é estabelecida. Neste ano, pela primeira vez, a Unifesp foi convidada a participar.

Ao todo, foram avaliadas 2.000 companhias brasileiras – as maiores conforme receita líquida – em pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, responsável pelos critérios e processamento das informações obtidas através dos questionários. As organizações participantes foram submetidas a pontuação conforme o seu desempenho em seis dimensões: inovação, gestão de pessoas, sustentabilidade, desempenho financeiro, governança corporativa e visão de futuro.

O preenchimento do questionário da Unifesp ficou a cargo do Escritório de Dados Estratégicos Institucionais (E_DADOS) da universidade. “A metodologia empregada e o foco da pesquisa trouxeram um grande desafio ao seu preenchimento, uma vez que não apontava especificidades próprias do contexto das universidades, especialmente as públicas, e sim aspectos mais concernentes às empresas, mesmo no setor Educação. Desta forma buscamos o preenchimento mais completo possível nas áreas em que encontramos prática ou paralelismo com o cenário universitário”, explica Izabel Meister, diretora do Departamento de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan).

Na categoria sustentabilidade, na qual a Unifesp se destacou, foram analisadas as ações institucionais para diminuir ou evitar impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas atividades durante os seus processos internos. Já no âmbito de governança corporativa, os critérios avaliativos foram a composição e atuação de conselhos, comunicação, cumprimento de exigências legais e conduta da entidade.

O evento de lançamento do anuário e premiação das vencedoras – que alcançaram maior pontuação em todos os âmbitos avaliados –, aconteceu na segunda-feira (21/10), em São Paulo/SP, e contou com a presença de Meister representando a Unifesp.

“O reconhecimento pelo anuário, primeiro em abarcar o âmbito da Educação Pública em sua visão 360º e com isso melhor contribuir com a visão ampliada e multidisciplinar, trabalhando uma lacuna importante, cara a uma pesquisa como esta; tanto quanto o reconhecimento da Unifesp como, no setor Educação, primeira em sustentabilidade e quinta colocada em governança corporativa, designam e reconhecem o esforço conjunto da universidade em trabalhar de forma competente as estruturas meio que contribuem para qualificar as suas funções fim: ensino, pesquisa e extensão”, comenta a diretora.

Lido 6244 vezes Última modificação em Segunda, 17 Junho 2024 12:50