Quinta, 31 Outubro 2019 15:47

Unifesp participa do Preparadão Universia

Evento é considerado o maior festival de educação do Brasil

Por José Luiz Guerra

Estande da Unifesp no Preparadão Universia (Imagem: Alex Reipert)
Estande da Unifesp no Preparadão Universia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou pela segunda vez do Preparadão Universia, considerado o maior festival de educação do Brasil. Realizado no dia 30 de outubro, no Ginásio do Ibirapuera, o evento reuniu estudantes de diversas instituições de ensino, que tiveram oportunidade de participar de palestras, jogos e atividades interativas.

A instituição esteve presente como apoiadora no evento, dispondo de um estande, no qual pôde apresentar aos visitantes suas principais atividades. Ao longo do dia, docentes e servidores técnicos administrativos em educação ajudaram os jovens a conhecer melhor a universidade.

A pró-reitora de Graduação da Unifesp, Isabel Quadros, classificou o evento como importante, pois é a oportunidade de apresentar a instituição aos jovens que podem ser futuros alunos. “Nesse contato com os alunos e vestibulandos, podemos mostrar o que a universidade oferece de melhor, nosso maior potencial educativo se constrói exatamente na relação e no vínculo entre os estudantes e nossos professores e técnicos em educação. Oferecemos cursos de alta qualidade, e nossos estudantes têm acesso a atividades diversificadas e oportunidades valiosas para sua formação, dentro e fora de sala de aula, isso precisa ser divulgado. Assim como o fato de sermos uma instituição pública, gratuita e de qualidade”. A pró-reitora falou também sobre a interação com diversos estudantes de escolas públicas, o que possibilita apresentar, inclusive, as formas de ingresso pelos sistemas universal e de cotas.

Preparadao Universia 1
Pró-reitora de Graduação da Unifesp, Isabel Quadros, conversa com estudantes durante o evento

A palavra dos estudantes

Ao longo do dia, diversos estudantes passaram pelo estande da Unifesp. Um deles, Luigi Pavarini de Lima, de 17 anos, que pretende estudar em áreas ligadas a negócios, como economia e administração, já conhecia a universidade por meio de informações da internet, mas gostou da possibilidade de ver mais de perto o que a instituição. “Meus pais são professores e me orientaram a fazer uma pesquisa sobre as universidades públicas de renome e a Unifesp é uma delas. E, tendo a oportunidade de conversar pessoalmente com professores da instituição, consegui agregar um pouco mais do que eu já havia buscado”, diz.

Já Taynara Maciel Vieira, que está concluindo o ensino médio, sabia pouco sobre a Unifesp e, com a ajuda da equipe da universidade presente no local, conseguiu mais informações sobre o curso de Ciências Biológicas, área na qual pretende seguir carreira. “É importante encontrar pessoas que nos ajudam a conhecer melhor os cursos e nos apresentar coisas novas sobre a universidade”, completou.

Preparadao Universia 2
Evento reuniu milhares de estudantes no Ginásio do Ibirapuera