Segunda, 18 Novembro 2019 10:24

Núcleo de Bioanálises da Unifesp é aprovado por unanimidade pelo Consu

Órgão será responsável pela continuação dos estudos de bioequivalência e pela avaliação e controle de matérias-primas para a indústria farmacêutica

Foi aprovada, na sessão do dia 13/11 do Conselho Universitário (Consu), a criação do Núcleo de Bioanálises (NuBio/Unifesp), órgão complementar da universidade vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq).

“O NuBio/Unifesp é fruto da junção do Núcleo de Bioequivalência e Ensaios Clínicos (Nubec) com o Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas (CPDM), que, agora ampliado, continuará contribuindo com a sociedade nos estudos de bioequivalência e de degradação de fármacos, ajudando na geração de remédios mais confiáveis e baratos para a população”, explica Antonio de Miranda, docente do Departamento de Biofísica. “Poderemos realizar diagnósticos moleculares de doenças raras, tais como Doenças de Fabry, de Pompe e de Gaucher, dentre inúmeras outras”, complementa João Bosco Pesquero, também docente do Departamento de Biofísica.

O núcleo foi estudado e desenhado nos últimos três anos, tendo uma estrutura administrativa e jurídica inovadora e sendo o primeiro órgão complementar com ampla atuação. Ele foi pioneiro em abrigar os primeiros Projetos Acadêmicos de Prestação de Serviços (PAPS), a partir da aprovação da resolução 138 do Consu, permitindo maior dinamismo e segurança jurídica para um conjunto grande de atividades. A aprovação representa um marco histórico na instituição por concretizar parcerias de inovação tecnológica dentro do ambiente da administração pública.

Por ter um caráter multicampi, o núcleo pretende difundir o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de projetos de docentes de toda a universidade, além de colaborar para o crescente aprimoramento profissional dos servidores por meio de cursos de qualificação e de capacitação profissional, como também oferecer estágios e cursos para ajudar na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Lido 4612 vezes Última modificação em Sexta, 22 Novembro 2019 14:18