Terça, 19 Novembro 2019 11:10

Alunos de especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais participam de encontro no Nzo Tumbansi – ILABANTU

EncontroAlunosDireitosHumanos

Alunos do curso de especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais participaram de um encontro, no dia 16 de novembro, na sede da organização religiosa Nzo Tumbansi – ILABANTU, para dialogar sobre o papel da comunidade de terreiro no processo de construção de identidade, com participação de expositores do próprio Terreiro Nzo Tumbansi.

Organizado pelo Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o evento buscou articular os saberes emergentes das lutas com a produção acadêmica, objetivando qualificar a trajetória e a atuação das várias militâncias e ativismos em direitos humanos. Destas lutas emergem um rico conhecimento em torno de concepções sobre uma vida digna. São saberes específicos sobre o cotidiano das organizações, dos movimentos, das ações e da elaboração das formas de como lidar com as estruturas de violência históricas presentes na sociedade e, em especial, no Estado brasileiro. A isso se soma o conhecimento e papel da comunidade tradicional de terreiro no processo de construção de identidades, da história e dos conceitos de direitos humanos.

A atividade contou com a participação de Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), dirigente tradicional do Terreiro de Candomblé Nzo Tumbansi e coordenador geral do ILABANTU, da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec/Unifesp), Raiane Patrícia Severino Assumpção, e do pró-reitor adjunto da Proec, Magnus Regios Dias da Silva, além de quatro professores do curso.

Clique aqui para mais informações.

Lido 4952 vezes Última modificação em Segunda, 13 Janeiro 2020 13:51