Quinta, 21 Novembro 2019 13:43

Unifesp promove simpósio internacional sobre corredores urbanos sustentáveis

Em parceria com a Universidade de Utrecht, evento pretende examinar o planejamento desses corredores nas cidades contemporâneas

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade de Utrecht, da Holanda, promoveu, nos dias 21 e 22 de novembro, o simpósio “Corredores sustentáveis? Explorando as conexões entre planejamento de infraestrutura e transformação social na escala metropolitana”.

O evento pretendeu examinar como os corredores são conceituados, desenvolvidos e vividos nas cidades contemporâneas, com foco em São Paulo, onde uma tradição de planejamento de corredores está moldando o desenvolvimento metropolitano contemporâneo, além de discutir se os corredores são um limite de planejamento que pode integrar criticamente a infraestrutura planejada, as preocupações ambientais e as questões sociais em uma escala metropolitana.

Na abertura do simpósio, o membro da comissão organizadora e docente do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) – Campus Osasco, Osmany Porto, explicou que o evento é fruto de um diálogo entre as universidades que ocorre desde 2015. “É uma colaboração que envolve uma relação de aprendizado e de ganhos mútuos e esperamos que esse evento possa transcender os muros da universidade". Porto ressaltou ainda que os temas discutidos vão ao encontro do projeto político-pedagógico do Instituto das Cidades (IC/Unifesp) – Campus Zona Leste.

Ao longo dos dois dias de evento, pesquisadores da área de mobilidade urbana de diversas instituições brasileiras e estrangeiras ministraram palestras temáticas que abordaram diversos aspectos da área. O simpósio foi realizado em duas fases, sendo a primeira, no dia 21 de novembro na Unifesp, e a segunda, no dia 22, no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A comissão organizadora é composta por Abigail Friendly, Kei Otsuki, Martijn Oosterbaan (Universidade de Utrecht), Kristine Stiphany (Universidade de Texas Tech), Osmany Porto de Oliveira e Gabriela de Brelàz (Unifesp).

Mais informações estão disponíveis neste link.

Osmany Porto, docente da EPPEN/Unifesp, durante a abertura do simpósio

Corredores Sustentaveis 1