Sexta, 29 Novembro 2019 14:57

Unifesp recepciona professores visitantes

Os docentes atuarão na qualificação e expansão dos Programas de Pós-Graduação e na estruturação de novas áreas

Por Valquíria Carnaúba

MG 0681

Da esq. para a dir.: a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt, a reitora Soraya Smaili e o pró-Reitor de Gestão com Pessoas, Murched Taha

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, na quarta-feira (27/11), no auditório térreo da Reitoria, a cerimônia de recepção dos 85 professores visitantes aprovados no processo seletivo simplificado do ano de 2018. Com as presenças da reitora Soraya Smaili, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa. Lia Rita Bittencourt, do pró-reitor de Gestão com Pessoas Murched Omar Taha, da diretora do Departamento de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Izabel Meister, e do professor visitante que coordena o grupo de trabalho responsável pela implantação do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC/Unifesp), Renato Janine Ribeiro, foram dadas as boas-vindas aos profissionais contratados, que deverão atuar tanto na qualificação e expansão dos Programas de Pós-Graduação como na estruturação de novas áreas e questões de ensino, extensão e pesquisa.

Em sua explanação, a reitora informou que foram realizados processos de discussão com diretores das unidades, pró-reitores e com o próprio Conselho Universitário (Consu), afim de elaborar uma política de contratação alinhada com as necessidades da instituição. Smaili apresentou, ainda, diversos dados que revelam a amplitude da atuação da Unifesp no país, como a expansão estrutural (por meio da inauguração dos campi universitários), as mais de 760 mil consultas realizadas anualmente no Hospital São Paulo (HSP/HU/Unifesp) e as ótimas posições alcançadas pela instituição em rankings internacionais conceituados. “Estamos orgulhosos disso, e vocês vão nos ajudar a galgar novos horizontes”, comemorou.

ProfJanine visitantes visitantes
O professor visitante e coordenador do grupo de trabalho responsável pela implantação do IEAC/Unifesp, Renato Janine Ribeiro, e os professores visitantes recepcionados

Bittencourt esclareceu que, até meados de 2018, a escolha dos candidatos era também transparente, porém, muito focalizada na análise de currículo e na quantidade necessária para cada campus. Com a readequação desse modelo, as contratações visam adequar os editais a demandas contemporâneas, como a internacionalização e a pesquisa. “Agora, a ideia é que o professor visitante não só agregue novas ideias e conhecimentos, mas trabalhem junto aos docentes do quadro permanente em ações intercampi”, reafirma.

“O cargo de professor visitante tem, para mim, todo um significado especial, pois comecei minha carreira universitária como docente visitante após longo período como professor voluntário. Tal cargo permite ao pesquisador/docente a oportunidade de executar projetos e pesquisas de modo organizado, permitindo seu crescimento individual e deixando uma contribuição à comunidade. Desejo que a participação de vocês seja um marco relevante na assistência à graduação e à pesquisa”, celebrou Taha, pró-reitor de Gestão com Pessoas.

Ribeiro compartilhou sua experiência como professor visitante da instituição. Ex-ministro da Educação e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), ele coordena desde 2018 o grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto de implantação do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da universidade. “A ideia é estimularmos o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares em temas ainda não explorados. Quaisquer ideias e propostas que tenham serão muito desejáveis. Bons estudos, além de convergentes, devem ser avançados, não se tratando aqui de pesquisas redundantes ou que deem apenas continuidade a outras”, afirmou.

Ao final, Meister realizou uma breve apresentação sobre o projeto Letramento Unifesp, espaço desenvolvido no intuito de reunir, para os docentes da Unifesp, conteúdos relacionadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, bem como a vida funcional da Unifesp e as ações de apoio aos(às) estudantes.

MG 0771  MG 0783

Fotos: Alex Reipert