Segunda, 13 Janeiro 2020 15:06

Dois novos cursos de pós-graduação são aprovados na Unifesp

Os doutorados em Ciências Sociais e História da Arte começam, em 2020, a formar turmas no Campus Guarulhos

Doutorado Portal ELFCH

A Unifesp adentra o ano de 2020 com uma grande novidade: dois novos cursos de pós-graduação na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do doutorado acadêmico para os programas de pós-graduação em Ciências Sociais História da Arte. Ambos, até o momento, oferecem cursos na modalidade de mestrado acadêmico.

Conforme explica Debora Cristina Hipolide, docente do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), a criação do curso de doutorado irá consolidar os referidos programas. “O resultado das avaliações de propostas de cursos novos (APCNs) foi divulgado em novembro de 2019, após a 190.ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), e ambos cursos foram avaliados com nota 4”, explica.

Doutorado em Ciências Sociais

O ingresso será semestral, e cada turma disponibilizará oito vagas. As três linhas de pesquisa adotadas são Conflitos, Sujeitos e Direitos; Pensamento, Conhecimento, Expressão e; Territórios, Trabalho, Políticas Públicas. Todas elas contemplam abordagens das três áreas do conhecimento das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia, abrindo-se também para o diálogo com áreas afins, como a Economia, a Geografia, a História, a Educação, o Direito, a Psicologia e a Filosofia.

Doutorado em História da Arte

O ingresso será anual, e cada turma disponibilizará 20 vagas. O curso tem como foco o estudo das artes visuais por meio de teorias e metodologias das ciências humanas. A única área de concentração articula três linhas de pesquisa: Arte, Circulações e Transferências; Arte e Tradição Clássica; Instituições, Discursos e Alteridade.

Lido 7574 vezes Última modificação em Segunda, 29 Junho 2020 14:41