Sexta, 13 Março 2020 16:28

Unifesp avança posições no QS World University Rankings 2020

Instituição ocupa a 4.ª posição comparada às universidades públicas brasileiras e fica em 2.º lugar entre as federais

Por Juliana Cristina

De acordo com os resultados do levantamento feito pela Quacquarelli Symonds (QS) – companhia de pesquisa do Reino Unido especializada em instituições de ensino superior –, divulgado no início do mês de março, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) subiu 25 posições no ranking mundial em relação aos dados do ano passado.

O ranqueamento é feito anualmente e classifica as universidades com base em quatro indicadores: a reputação acadêmica e entre empregadores, citações científicas e índice H (produtividade acadêmica). A pontuação da Unifesp classificou-a mais uma vez para o QS World University Rankings, no qual ocupa o 439.º lugar no ranking mundial e o 30.º lugar em relação às universidades latino-americanas. A instituição ocupa a 4.ª posição comparada às universidades públicas brasileiras e fica em 2.º lugar entre as federais.

Também é possível acessar o ranqueamento de acordo com áreas específicas, o QS World University Rankings by Subject, composto por 48 cursos avaliados e dividido em cinco grandes áreas, sendo elas: Arts & Humanities, Engineering & Technology, Life Sciences & Medicine, Natural Sciences e Social Sciences & Management.

No ranking que avalia as áreas específicas, pela primeira vez desde a primeira edição do QS World University Rankings by Subject, o curso de Química da Unifesp foi classificado. Além disso, a universidade manteve sua classificação nos cursos de Medicina e subiu cinquenta posições nas áreas de Farmácia e Farmacologia e Ciências Biológicas em relação ao ano passado.

ranking QS 2020 Retificado

Lido 6105 vezes Última modificação em Quarta, 26 Outubro 2022 10:16