Terça, 12 Mai 2020 15:03

HSP/HU Unifesp comemora o Dia da(o) Profissional de Enfermagem

Considerado o ano internacional da categoria, 2020 celebra o bicentenário de Florence Nightingale, mãe da Enfermagem moderna

Por Paula Garcia

O Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) é comemorado mundialmente no dia 12 de maio desde 1965, mas estabelecido oficialmente pelo Conselho Internacional de Enfermagem (ICN, sigla em inglês) em 1974. A data foi escolhida em razão do aniversário de nascimento de Florence Nightingale, considerada fundadora da Enfermagem moderna, que em 2020 completaria 200 anos.

Em meio ao cenário de pandemia provocado pela covid-19, e de tantos desafios enfrentados todos os dias por esses profissionais que arriscam suas vidas para salvarem a de outras pessoas, este dia especial não poderia passar em branco. Como forma de agradecimento, o Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Unifesp, presenteou simbolicamente estes heróis e heroínas com algumas lembranças e lanches.

A reitora da universidade, Soraya Smaili, enviou um vídeo parabenizando e agradecendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por contribuírem para a continuidade da vida. “Especialmente num momento tão difícil e tão desafiador que nós vivemos com essa pandemia, não podemos deixar de celebrar, não podemos deixar de comemorar a vida que vocês nos trazem; vocês que nos auxiliam tanto, especialmente no ano internacional dos profissionais da Enfermagem, que é o ano 2020. Muito obrigada por tudo que vocês têm feito e celebramos a vida de vocês”.

Lido 3497 vezes Última modificação em Sexta, 15 Mai 2020 13:20