Quinta, 14 Mai 2020 10:33

Projeto ClicPrato avalia fotos das refeições da população brasileira

Parceria entre Unifesp e USP alia as áreas da nutrição, engenharia e inteligência artificial

ProjetoClicPrato

Pesquisadores(as) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade de São Paulo (USP) lançaram o Projeto ClicPrato com o objetivo de avaliar a qualidade da refeição da população brasileira por meio de imagens do almoço e do jantar tiradas por câmeras de celular.

Espera-se que o conhecimento adquirido nessa pesquisa, a partir da inter-relação das áreas da nutrição, engenharia e inteligência artificial, seja utilizado para a construção de instrumentos que apoiem ações de promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil. A ideia da equipe é poder automatizar o processo de qualificação da refeição, o que permitirá, em uma fase final do projeto, que as fotos sejam avaliadas por um aplicativo em relação à sua qualidade nutricional.

Para participar, a pessoa deve fotografar o seu prato com a comida (inteiro, incluindo as bordas), sem as bebidas e sobremesas. Em seguida, deve clicar neste link e enviar a imagem. Os(as) participantes, que devem ter mais de 18 anos e morar no país, podem mandar mais de uma foto por dia e em quantos dias quiser. Não haverá exposição e nem identificação pessoal. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Facebook / Instagram.

Pesquisadores(as) do Projeto ClicPrato:
Josiane Steluti, professora afiliada do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista
Semíramis Martins Álvares Domene, professora do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista
Dirce M.L. Marchioni, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP)
Jun Okamato Júnior, professor da Escola Politécnica (Poli/USP)
Lido 7898 vezes Última modificação em Segunda, 22 Abril 2024 12:48