Unifesp - Discutindo meio ambiente em tempos de pandemia

Evento integra o Mês do Meio Ambiente 2020

Pagina institucional DGA mma 2020

O dia 5 de junho foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972. A data é referência para reflexão das questões locais, regionais e mundiais que possam afetar de alguma forma os recursos naturais e suas interações com os elementos existentes no meio.

A relevância do tema se soma ao contexto atual de pandemia, o qual nos remete a pensar sobre as questões ambientais sem esquecer toda a dinâmica que o momento nos apresenta, induzindo-nos a repensar processos e comportamentos.

Em celebração à data, o Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Universidade Federal de São Paulo (DGA-Unifesp), vinculado à Pró-Reitoria de Administração (ProAdm), promove palestras sobre temas diversos, transversais à relação entre seres humanos e meio ambiente, a partir de 5 de junho.

As palestras serão transmitidas ao vivo, e será emitido certificado de participação a quem se inscrever. Confira:

05/06 (14h): Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho, da Unicamp, aborda questões como ocupação do solo, sistema alimentar hegemônico e pandemias;

12/06 (14h): Marcus Arantes, servidor do DGA-Unifesp, descreve a agricultura familiar e urbana, e traz reflexões sobre alternativas para o desenvolvimento sustentável;

19/06 (14h): Cássio Giovanni, Marcus Arantes e Thaysa Paschoalin, servidores do DGA-Unifesp, abordarão as implicações do gerenciamento de resíduos, levando em consideração o contexto atual de pandemia.

22/06 (14h): Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy, docente da Eppen/Unifesp - Campus Osasco, tratará dos impactos da pandemia no meio ambiente urbano;

26/06 (15h): Paulo Marco de Campos Gonçalves, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos, e Renato Prado, do Coletivo Composta & Cultiva, falarão sobre compostagem e agricultura urbana na cidade de Santos;

29/06 (14h): Simone Iris da Silva Costa, cicloativista e membro do Conselho de Mobilidade Urbana de Osasco, abordará os desafios da mobilidade urbana em tempos de pandemia (inscreva-se; assista aqui);

29/06 (14h): Roda de conversa Discutindo o Plano de Logística Sustentável do ICT (inscreva-seassista aqui).

Mês do Meio Ambiente

O Mês do Meio Ambiente da Unifesp, organizado pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental, está em sua segunda edição. Este evento busca promover a discussão de temas relacionados ao meio ambiente por meio da realização de palestras, oficinas, visitas técnicas e uma série de atividades envolvendo a comunidade acadêmica e externa à Universidade. Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus e a consequente suspensão das atividades presenciais na universidade, o Mês do Meio Ambiente será realizado virtualmente.

Para assistir às palestras e obter mais informações, acesse a página institucional do DGA e suas mídias sociais, nos links abaixo:

Instagram: @dgaunifesp
Facebook: Departamento de Gestão e Segurança Ambiental