Sexta, 12 Junho 2020 09:52

Laboratório de Virologia da Unifesp auxilia no diagnóstico de testes de covid-19 no Estado de São Paulo

Local já analisou mais de 2.100 amostras de pacientes e tem capacidade de realizar até 100 amostras por dia

Por Denis Dana

Mulher paramentada com EPIs, manipulando objetos no laboratório

Desde maio de 2020, o Laboratório de Virologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atua como mais um parceiro do Estado paulista no diagnóstico laboratorial para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O laboratório foi homologado pelo Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico de covid-19.

De lá para cá, o Laboratório de Virologia da Unifesp analisou mais de 2.100 amostras de pacientes. A equipe, composta por um funcionário biomédico do laboratório central e quatro alunos de pós-graduação da linha de pesquisa em vírus respiratórios, sob a coordenação da professora Nancy Bellei, consegue realizar até 100 amostras por dia para os profissionais de saúde e pacientes hospitalizados.

Existe a possibilidade de expansão da capacidade de testagem com a rede de expertise laboratorial e parque de equipamentos, com potencial de ampliação para 15 mil testes mês, “considerando contrapartida de financiamento próprio para a aquisição de novos equipamentos automatizados, além de contratação de dois novos funcionários para a equipe do Laboratório Central, sob a coordenação da professora Antonia Machado”, afirma Nancy.

Expertise em pesquisa de vírus respiratórios

“Após a eclosão da pandemia, a comunidade acadêmica contou com a expertise do grupo de pesquisa em vírus respiratórios que, de forma rápida e organizada, se estruturou e respondeu com a oferta de serviços necessária para oferecer diagnósticos virológicos no Hospital Universitário (HU), com qualidade e rapidez superiores a muitos serviços privados do país”, destaca a coordenadora do laboratório.

No laboratório, a equipe realiza os trabalhos de execução diagnóstica, desde a fase pré-analítica, passando pela coleta das amostras de profissionais de saúde, até a liberação dos resultados, bem como o atendimento aos médicos solicitantes.

Paralelamente ao trabalho de diagnóstico de testes, a equipe do Laboratório de Virologia desenvolve pesquisa de Influenza em amostras de todos os pacientes graves com Síndrome Respiratória Grave que são hospitalizados com suspeita de covid-19.

“Trata-se da sequência da missão universitária na pesquisa e ensino, começando já a mostrar os resultados, como a publicação no periódico Journal of Infection 2020. Nesse sentido, estamos envolvidos em vários projetos de pesquisa sobre coronavírus na Unifesp, além da validação de testes rápidos diagnósticos e de outros estudos em profissionais de saúde e contatos domiciliares”, conclui a coordenadora da equipe do laboratório.

Lido 8098 vezes Última modificação em Segunda, 22 Abril 2024 12:37