Segunda, 22 Junho 2020 11:12

Plataforma da Unifesp auxilia na comunicação entre profissionais da atenção básica

Núcleo de Telessaúde é o responsável pelo sistema de teleconsultorias para esclarecimento de dúvidas dos trabalhadores da área da saúde

Por Paula Garcia

telessaude portal

O Núcleo do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes é uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead/Unifesp), e o Ministério da Saúde, compondo atualmente a Estratégia de Saúde Digital como forma de expansão e melhoria da rede de serviços, sobretudo da atenção primária à saúde (APS), fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da plataforma Pegasus Vídeo, software que está em processo de registro pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits/Unifesp), é possível a comunicação entre os profissionais da atenção básica por meio de teleconsultorias, facilitando as interações e o esclarecimento de dúvidas. “Avaliamos a escalabilidade do atendimento da população em geral por meio de teleorientação e do telemonitoramento. No momento, a nossa comunicação em saúde com a população é por meio do site e das redes sociais. Nossa página tem mais de 185 mil acessos mensais; somos o primeiro colocado na busca do Google para os termos epidemia, pandemia, estado de emergência, segundo colocado para surto e terceiro colocado para lockdown e qual máscara usar”, comenta Claudia Novoa, docente no Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e coordenadora geral do Núcleo de Telessaúde.

telessaude portal 2

No ano passado foram contabilizadas mais de 1.300 teleconsultorias e esse ano o número de atendimentos já soma 650 para as mais diversas áreas da saúde, vindos de 53 municípios do Estado de São Paulo. O núcleo também já realizou mais de 160 horas de vídeo com discussão de casos entre profissionais de saúde da rede de atenção básica e já formou cerca de 2.300 estudantes em cursos de extensão em ensino à distância.

Acesse informações sobre saúde, editais de cursos gratuitos e as plataformas para profissionais da saúde nos sites https://www.telessaude.unifesp.br/ e http://pegasus.telessaude.unifesp.br.

Lido 3035 vezes Última modificação em Segunda, 29 Junho 2020 14:09